Você tem anemia? Descubra os tratamentos e dicas preciosas

  • atualizado: 
 anemia

Embora seja um distúrbio bem conhecido da população, a anemia ainda tem um alcance alarmante. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 1,62 bilhão de pessoas têm anemia. Tal condição pode estar presente, muitas vezes, sem que a pessoa afetada saiba. Por isso é importante reconhecer os sintomas e procurar ajuda médica. Muitas vezes, o tratamento, é muito simples e envolve, principalmente, mudanças na alimentação. Saiba mais sobre tudo isso agora.

O QUE É ANEMIA

O corpo necessita de uma série de nutrientes para exercer as funções orgânicas com eficiência. No entanto, quando ocorre uma deficiência de algum nutriente essencial, como o ferro, zinco, proteínas e algumas vitaminas, ou quando há algum problema na absorção dos mesmos, instala-se um quadro de anemia.

A mais comum, a anemia causada pela deficiência de ferro, denominada anemia ferropriva, prejudica a produção de glóbulos vermelhos pelo sangue, bem como o transporte de oxigênio para as células. Uma das principais causas da anemia é a deficiência de tais nutrientes, mas pode ocorrer também por uma dificuldade do organismo de produção ou absorção, bem como ter influência genética, causando o que os especialistas chamam de talassemia e anemia falciforme.

QUAIS OS SINTOMAS DA ANEMIA

Quando o organismo se ressente da falta da nutrientes ele dá sinais de que há algo errado. Entre os sintomas mais comuns, estão:

  • Palidez
  • Cansaço
  • Sonolência
  • Tontura
  • Palpitação
  • Dificuldades de memória
  • Falta de ar ou respiração curta
  • Dores musculares
  • Fraqueza
  • Apatia
  • Desânimo
  • Falta de apetite
  • Dor no peito

Uma das formas de identificar se há um quadro de anemia instalado é prestar atenção na cor da membrana que recobre o olho. Em situações normais, a cor é vermelha, mas nos anêmicos ela fica cor da pele.

Fique de olho em qualquer um desses sintomas e se reconhecer algum deles, procure um especialista para que ele oriente corretamente sobre o tratamento.

FORMAS DE TRATAMENTO DA ANEMIA

anemia

A principal forma de tratamento da anemia é introduzindo mais alimentos com o nutriente em deficiência no organismo. Por exemplo, quem sofre com falta de ferro, vai precisar incluir alimentos ricos nessa substância. É necessário também fazer uma boa reeducação alimentar, e seguir o tratamento à risca. Muitas vezes, é recomendada uma suplementação do nutriente, além da alimentação. Existem ainda algumas formas naturais, envolvendo, principalmente, a escolha correta de alimentos, para ajudar a curar a anemia.

REMÉDIOS NATURAIS PARA TRATAR A ANEMIA

Os principais alimentos ricos em ferro são as carnes, no geral, principalmente o fígado, rim e coração, além dos peixes e mariscos crus; as leguminosas, como o feijão, a ervilha, grão de bico e lentilha e as verduras verde-escuras, como couve, agrião e espinafre. Algumas atitudes podem ser úteis no tratamento natural da anemia. Conheça alguns:

  1. Inclua alimentos com vitamina C, como laranja e limão
  2. Maçã
  3. Elimine o consumo de café e chá
  4. Evite produtos lácteos, principalmente durante as refeições
  5. Inclua plantas, como endro, urtiga e dente-de-leão na alimentação
  6. Beterraba
  7. Utilize temperos ricos em ferro
  8. Prefira o açúcar mascavo
  9. Cozinhe em panela de ferro
  10. Evite refrigerantes, vinhos e chocolates

1. Inclua alimentos com vitamina C, como laranja e limão

A vitamina C ajuda na absorção de ferro, por isso deve fazer parte do cardápio para uma boa reposição do nutriente. Por isso invista em frutas, como a laranja, limão, acerola, kiwi, tangerina e banana-maçã e tente consumir diariamente pelo menos três porções. Vale lembrar que a acerola é também uma importante fonte de ferro.

2. Maçã

A maça é um importante aliado, há muitos séculos, no tratamento da anemia, por ajudar a aumentar a ingestão de vitaminas e minerais importantes par o organismo.

3. Elimine o consumo de café e chá

Ambos prejudicam muito a absorção de ferro, principalmente quando tomados durante ou depois das refeições. Evite ao máximo consumir tais bebidas.

4. Evite produtos lácteos, principalmente durante as refeições

O cálcio presente nesses alimentos funciona como um bloqueador da absorção de ferro. Porém, por serem importantes para o organismo, consuma-os com bastante moderação e evitando os horários das refeições.

5. Inclua plantas, como endro, urtiga e dente-de-leão na alimentação

Todas essas plantas são utilizadas no tratamento de anemia por serem benéficas para o organismo. A urtiga, em especial, contém alta quantidade de ferro em sua composição.

6. Beterraba

A beterraba é uma excelente fonte de ferro e deve ser consumida diariamente por quem sofre de anemia.

7. Utilize temperos ricos em ferro

São eles: cominho, coentro, hortelã, salsa e açafrão. Prefira-os sempre na hora de fazer as refeições.

8. Prefira o açúcar mascavo

O açúcar mascavo contém ferro e é melhor do que as outras versões de adoçantes.

9. Cozinhe em panela de ferro

Hoje já é provado que o cozimento em panelas de ferro ajuda na transferência desse nutriente para os alimentos.

10. Evite refrigerantes, vinhos e chocolates

Tais alimentos prejudicam a absorção de ferro e devem ser evitados.

É importante lembrar da importância de procurar um especialista, caso suspeite de anemia. Embora a alimentação seja de grande ajuda, somente ele poderá indicar o tratamento correto para cada caso.