O que acontece ao corpo se bebermos vinagre de maçã todo dia de manhã?

  • atualizado: 
vinagre de maçã

Beber vinagre de maçã pela manhã pode ajudar a melhorar nossa saúde? Rachel Lapidos, editora de Well Good (revista norte-americana sobre bem-estar) queria ver o que aconteceria ao seu corpo se ela bebesse todas as manhãs, durante uma semana, um pouco de vinagre de maçã em jejum.

Provavelmente muitos de vocês têm o hábito de beber água com limão como primeiríssima coisa no café da manhã mas, pouca gente tenta (é verdade que é preciso um pouco de coragem ⯑) começar o dia bebendo vinagre!

Fazendo como experiência, levando-a um pouco como um desafio, Rachel Lapidos por uma semana bebeu um pouco de vinagre de maçã para ver se esta bebida, tomada em jejum, pudesse resultar em alguma forma de benefício para a saúde.

Apesar do sabor forte e não agradável a todos os gostos, o vinagre de maçã é conhecido por ter diversas propriedades benéficas: facilita a digestão, melhora a aparência da pele, é anti-inflamatório, antibacteriano, alcalinizante, diurético, ajuda o sistema imunológico, tem o poder de saciar, desinchar e outros poderes mais. Portanto, este é um alimento de valor terapêutico que, não por acaso, é muitas vezes utilizado na medicina natural.

E como foi a experiência?

Foi difícil: o vinagre de maçã já de manhã cedo não é o gosto que uma pessoa quer sentir ao acordar, e dá uma sensação de queimação na boca. O instinto é, por conseguinte, ingerir muita água depois do vinagre.

A sensação seguinte que nos conta Rachel é o caminho da ação dentro do corpo: uma espécie de queimação que desce da garganta para o estômago.

Normal? Não! A editora porém caiu no erro de beber um copinho de vinagre puro, uma dose não somente excessiva mas também muito forte porque não diluída em água.

Percebendo o erro, graças à uma consulta com uma nutricionista, Rachel o corrigiu e dias após, com uma dose menor de vinagre (1 a 2 colheres de sopa) diluída em um copo d’agua, ela continuou a beber toda manhã sem haver quaisquer problemas, ao contrário...

Os benefícios depois de uma semana

Após uma semana bebendo vinagre de maçã diluído com água, Rachel observou pela primeira vez uma barriga menos inchada, mais energia do que o seu habitual, bem como um menor apetite, o que lhe permitiu, por exemplo, não mais comer merenda de tarde.

Até a aparência da pele tinha visivelmente melhorado, resultando em uma tez mais tônica e luminosa, mas a verdade é também que, com o vinagre, Rachel acabou por beber mais água do que o seu habitual para eliminar a acidez e o gosto deixado na boca. Assim, pelo menos em parte, essa vantagem pode ter sido atribuída à uma maior ingestão de líquidos.

Rachel esteve bem durante toda a semana, mas assim que parou com o vinagre, pegou um resfriado. Talvez uma coincidência mas, para não se deixar enganar e dado que a experiência não tinha sido tao ruim quanto ela pensava no início, Rachel decidiu continuar.

Contraindicações

Beber muito vinagre de forma contínua, dado o elevado grau de acidez deste alimento, pode causar danos ao esmalte dos dentes, mas também problemas digestivos do tipo azia e queimação. Portanto, recomendamos que, se você quiser experimentar este remédio natural, não o faça por mais de 15 dias seguidos e, querendo repetir, recomeçe-o em ciclos intercalados.

Considere a reação do seu corpo e se você observar dificuldades ou queimações, interrompa imediatamente o uso.

Se você tiver problemas de saúde ou estiver tomando medicamentos, evite este tipo de experiência e procure, e ouça, sempre os conselhos de um médico ou profissional de saúde.

Leia mais sobre Saúde e Bem-estar:

setaVINAGRE DE MAÇÃ → MIL BENEFÍCIOS PARA CABELOS, PELE, SAÚDE E MUITO MAIS

setaO QUE ACONTECE AO NOSSO CORPO SE COMERMOS CÚRCUMA TODOS OS DIAS?

setaCEBOLA ROXA, A INIMIGA DO CÂNCER DE CÓLON E DE MAMA

setaSINO TIBETANO - O SOM QUE CURA