Se o homem ajuda em casa, o casal é mais feliz

  • atualizado: 
homem ajuda em casa

Se o homem ajuda em casa, o casal é mais feliz. Embora isso possa parecer óbvio, este é o resultado de vários estudos realizados por empresas de produtos para a casa, mas especialmente de uma pesquisa californiana, publicada no livro Fast-Forward Family que relata casos reais de casais norte-americanos, dos quais podemos nos identificar.

A sociedade, pelo menos no Ocidente, mudou - embora não em todos os lugares e nem como gostaríamos - mas há tentativas de se chegar à igualdade de direitos e papeis e, é inegável que, se ambos trabalham fora de casa, a gestão da casa não pode ficar com apenas uma pessoa. E se isso acontecer, cria-se estresse e insatisfação, o que pode resultar em um relacionamento infeliz.

Os conflitos, no entanto, não surgem apenas por causa do homem que não quer ajudar em casa, como manda o estereótipo. Às vezes acontece da própria mulher não querer ser ajudada, por considerar que a tarefa doméstica seja algo que o homem não pode fazer.

Isto causa frustração para ambos e estresse à mulher que se sobrecarrega. Neste caso, o melhor a fazer é aceitar a ajuda reconhecendo os talentos e os limites de cada um, sem explorar e sem deixar-se ser explorado.

O equilíbrio entre casa e trabalho pode não ser fácil, especialmente se o trabalho nos obriga a ficar muito tempo fora de casa e se não temos condições financeiras de pagar por uma ajuda ou não pudermos contar com parentes ou vizinhos.

Uma pesquisa feita com 1.035 mulheres pela Eurispes em 2008 já havia revelado que a aspiração mais comum entre elas é precisamente poder conciliar pacificamente família e trabalho, sem ter que desistir ou sacrificar um ou outro, e ainda ter tempo para cuidar da vida pessoal e sentir bem-estar.

Esta é uma questão que infelizmente às vezes, é mesmo muito difícil de se conseguir. Mas tudo pode ficar bem mais fácil quando, dentro de casa, os dois também trabalham, de igual para igual.

Leia mais sobre vida de casal:

seta

CURTA-METRAGEM ABORDA ESTUPRO ENTRE CASAL: É PRECISO FALAR DISSO

setaILUSTRAÇÕES REPRESENTAM MOMENTOS DA VIDA DE UM CASAL APAIXONADO

setaQUAL É O SEGREDO DO SUCESSO NA RELAÇÃO?

seta15 PEQUENOS SEGREDOS PARA FAZER UMA RELAÇÃO DURAR TANTO (ILUSTRAÇÕES)