Água, limão e bicarbonato é uma receita realmente eficaz contra o câncer?

Água, limão e bicarbonato receita realmente eficaz contra o câncer?

Nestes tempos em que a incidência do câncer parece só aumentar, sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo, é normal que as pessoas procurem por curas e terapias alternativas que possam ajudar ou, até mesmo substituir os medicamentos tradicionais. Mas, infelizmente, nem sempre as coisas funcionam como gostaríamos.

Vê-se, por exemplo, que existem pessoas que optam por mudar repentinamente seu regime alimentar, optando por uma dieta vegana, ou aqueles que seguem o protocolo com Aloe vera proposto pelo Padre Romano Zago.

Já faz algum tempo que circula na internet um tratamento para a cura do câncer à base de dois ingredientes simples: limão e bicarbonato de sódio. A receita é composta exclusivamente por meio litro de água, o suco de 3 limões e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Tudo para beber de manhã com o estômago vazio, ou mais vezes durante o dia, mas sempre longe das refeições.

Este tratamento parte da teoria de que as células cancerosas se proliferam num ambiente ácido, ou com um pH inferior a 7, ao contrário das células saudáveis ​​que necessitam de um meio alcalino. Então, se presume que tomar limão e bicarbonato de sódio ajude a alcalinizar e, portanto, a conter e a combater tumores.

Investigação científica a favor

Algumas pesquisas científicas confirmam as potenciais propriedades anticancerígenas do limão e as propriedades antiácidas do bicarbonato de sódio. Em alguns estudos da década de 90, por exemplo, verificou-se como os limonóides, substâncias presentes no limão, mas também em outras frutas cítricas, possuem propriedade antitumoral. O resultado foi confirmado posteriormente por um estudo mais recente que viu como esta substância é capaz de retardar ou impedir o crescimento de células cancerosas na mama.

Quanto ao bicarbonato, existe uma pesquisa interessante feita em 2009, que demonstrou que o bicarbonato é capaz de aumentar o pH do tumor inibindo metástases espontâneas. A pesquisa investigou como um tratamento oral a base de bicarbonato poderia aumentar significativamente o pH extracelular mas não intracelular. Outros estudos confirmaram este resultado revelando que, em alguns casos, esta substância é capaz de melhorar a eficácia de fármacos anticancerígenos.

Investigações cientificas contrárias

No entanto, também existem pesquisas que chegaram a conclusões diferentes, em especial para certos tipos de cânceres. A crítica mais importante para a utilização de bicarbonato contra o câncer vem de um estudo intitulado "Predicting the safety and efficacy of buffer therapy to raise tumour pHe: an integrative modelling study" em que se observou que o tratamento com bicarbonato de sódio não conseguiu ter efeitos sobre o tumor primário em qualquer tipo de câncer, mas mostrou-se útil apenas para retardar o seu crescimento, mas nem sempre; este fato não ocorreu no caso dos tumores de dimensões já muito grandes.

Além disso, sublinham os autores do estudo, a quantidade de bicarbonato de sódio a ser usado a fim de se chegar a um determinado resultado contra o câncer, seria demasiado elevado e, até mesmo perigoso para a saúde humana. Na verdade, os estudos foram feitos em animais, utilizando-se quantidades muito mais baixas desta substância.

Leia também:

setaBICARBONATO DE SÓDIO: O QUE É E PORQUE FUNCIONA

Outras pesquisas ainda mostraram o contrário: o bicarbonato aumentou o crescimento de alguns tipos de câncer: de bexiga ou de estômago e, em alguns casos, reforçaram o efeito carcinogênico de algumas substâncias.

Conclusões

É claro que novas pesquisas possivelmente realizadas em modelo humano, são necessárias por serem mais confiáveis do que as feitas em animais para confirmar ou refutar definitivamente o potencial deste tratamento.

Entre outras coisas, deve-se dizer também que água, bicarbonato de sódio e limão é uma bebida benéfica para a maioria das pessoas (como alcalinizantes, para a digestão, purificação, mineralizante, etc.), mas não é uma solução adequada a todos. Quem tem pressão sanguínea elevada, por exemplo, deve evitar de tomar esta mistura, porque o bicarbonato é também um sal e ajuda a aumentar a pressão. Também pode ser um problema para quem não tem um estômago capaz de suportar a acidez inicial do limão.

O conselho que fica é o de não pensar que existem curas milagrosas ou pílulas mágicas que podem curar todos os males em todas as pessoas. E sim que devemos ser mais responsáveis pela própria saúde todos os dias: comendo bem, fazendo atividades físicas e cuidando também do espírito.

Leia também:

setaGRAVIOLA CURA CANCER? VERDADE OU MENTIRA?

setaCONHEÇA OS ALIMENTOS QUE FAZEM A DIFERENÇA NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE OVÁRIO

setaENZIMA ENCONTRADA NO ABACAXI CURA O CÂNCER