Dezembro laranja: previna-se do câncer de pele


A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lança este mês a campanha “Dezembro Laranja”, a fim de conscientizar a população sobre o câncer de pele.

A dermatologista Leandra Metsavhat, que é diretora da SDB, falou para a EBC sobre como prevenir o câncer de pele. Segundo ela, o efeito do sol é cumulativo: “por isso é importante desde criança respeitar os horários mais favoráveis para se expor ao sol, antes das 10h e após às 15h, e também usar protetor solar adequadamente”.

Raios ultravioletas

Os raios ultravioletas são capazes de alterar o DNA da nossa pele, logo essas células são transformadas ao longo da vida, não podendo ser recuperadas. Por isso, é tão importante que, desde a infância, seja feita a proteção da pele. Bebês até os seis meses de idade não devem ser expostos diretamente ao sol.

A vermelhidão na pele, comum de ocorrer em pessoas de pele clara, deve ser evitada, sobretudo até os 18 anos, para que não haja riscos maiores de câncer de pele posteriormente.

Quanto mais alto o fator de proteção, mais protegido você está. O fator mínimo de proteção é 30, devendo ser usado, inclusive, nos horários menos críticos do sol. O FPS mede a proteção ao raio ultravioleta B, causador de câncer de pele. Já o raio ultravioleta A causa o envelhecimento cutâneo.

Segundo a dermatologista, nós envelhecemos por dois fatores: tempo e exposição ao sol.

Câncer de pele

O câncer da pele, quando diagnosticado cedo, é facilmente tratado sem grandes sequelas. Já o melanoma, que é uma mancha preta, pode levar à morte.

Pintas que mudam de tamanho, de forma e de cor podem ser perigosas e, por isso, um dermatologista deve ser consultado para avaliar se elas apresentam algum risco.

Cuidados necessários

Barraca, óculos, boné, protetor solar usado de forma abundante são os grandes aliados para se proteger do sol. Aproveite a piscina, o mar, a sombra e a água fresca neste verão, mas com responsabilidade!

Para mais informações sobre os cuidados necessários para combater o câncer de pele e sobre a doença, consulte aqui o site da SBD.

Especialmente indicado para você:

PROTETOR SOLAR: VEJA OS MELHORES E OS PIORES TESTADOS PELA PROTESTE

USE PROTETOR SOLAR: O ALERTA DE WOLVERINE CONTRA O CÂNCER DE PELE‏




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...