Melanina: o que é, para que serve, onde encontrar


Embora a palavra melanina seja muito conhecida, poucos sabem o que a melanina realmente é. Usada como chamariz especialmente em cosméticos pela indústria da beleza, a melanina é responsável por determinar a cor do nosso cabelo e também da nossa pele.

O que é melanina e para que serve

Em termos concretos, a melanina é um polímero oriundo do aminoácido tirosina. Quando não temos tirosina, ou temos pouca, nos deparamos com os casos de albinismo. A tirosina é um aminoácido encontrado nos melanócitos, células especializadas do nosso organismo que possuem o pigmento de melanina.

A melanina então tem a função de nos proteger dos efeitos nocivos da absorção de raios UVA e UVB. Quando há absorção destes raios, nosso corpo aumenta a produção de melanina, deixando então a pele com um tom mais escuro.

Onde encontrar melanina

Quando praticamos uma dieta desequilibrada, a incidência de raios UV pode ser extremamente prejudicial para nossa pele, causando vermelhidão, irritação e até mesmo feridas. Por isso é importante se atentar ao que se consome, para que tenhamos certeza da ingestão de elementos que favorecerão a produção de melanina, evitando incômodos da pele.

Há diversos alimentos capazes de melhorar a produção de melanina em nosso organismo:

Tomate

Os tomates são de extrema valia para a produção de melanina, isso porque são ricos em betacaroteno, pigmento carotenoide antioxidante. O consumo de ao menos um tomate por dia é recomendado, em saladas ou molhos caseiros.

Leia mais: TOMATE PREVINE RUGAS E DANOS CAUSADOS PELOS RAIOS ULTRAVIOLETA

Cenoura

Assim como os tomates, as cenouras também são ricas em betacaroteno, uma forma da vitamina A que estimula a produção de melanina em nosso organismo. O consumo de cenoura, pelo menos uma por dia, traz benefícios surpreendentes para garantir uma pigmentação natural e saudável em contato com raios UV.

Leia mais: CENOURAS: 10 BENEFÍCIOS E RAZÕES PARA COMÊ-LAS COM MAIS FREQUÊNCIA

Melão

Além de ter vitamina A, o melão também possui expressivas quantidades de vitamina E, que também é fundamental no processo de gerenciamento de melanina. Também possui grandes quantidades de antioxidante, sendo então capaz de prevenir envelhecimento precoce ao auxiliar na renovação celular.

Leia mais: MELÃO-DE-SÃO-CAETANO – USO POPULAR E ESTUDOS CIENTÍFICOS

Manga

Fruta inigualavelmente deliciosa, a manga também é capaz de prover expressivas quantidades de vitamina A, garantindo então uma produção saudável de melanina pelo organismo.

Alimentos que mais contêm vitamina A

Assim, é possível afirmar que a quantidade de vitamina A determinará também a maior eficácia do alimento no auxílio da produção de melanina no organismo. Podemos listar os alimentos que mais contêm vitamina A na seguinte ordem de valor, considerando as quantidades de vitamina A, do maior ao menor:

• Cenoura

• Melão

• Manga

• Espinafre

• Couve

• Tomate

Alguns laticínios como manteiga sem sal ou queijo minas também são capazes de prover quantidades significativas de vitamina A. É necessário, no entanto, ficar alerta. O consumo exagerado de laticínios deve ser executado somente com a orientação de um médico ou nutricionista.

Orientações gerais sobre melanina

É importante que tenhamos uma dieta sempre equilibrada para a boa saúde. Não é necessário que se faça nenhuma dieta impossível para garantir os níveis diários de vitamina A. De fato, em uma dieta ideal, basta adicionar uma cenoura no almoço e outra no jantar.

Caso a cenoura não apeteça, pode-se então preparar pratos com tomate, como macarronadas, ou até mesmo saladas. Não há quem não goste de vinagrete, por exemplo, que é feito facilmente e traz vitamina A para auxiliar na produção de melanina:

Receita de vinagrete rico em vitamina A

Ingredientes

• 2 tomates grandes

• 1 cebola pequena

• ½ limão grande

• 2 colher de sopa de vinagre (de qualquer tipo)

Modo de preparo

1. Pique os tomates e a cebola em cubos e coloque em um recipiente

2. Esprema o suco do ½ limão sobre os tomates e cebolas picadas

3. Adicione o vinagre

4. Mexa bem de forma suave e sirva

Uma salada como esta, ao menos uma vez ao dia (antes, durante ou depois do almoço), trará não só os benefícios do tomate na produção de melanina, como também garantirá as propriedades benéficas do limão e da cebola para o sistema imunológico e organismo em geral.

Por fim, é sempre importante consultar um médico ou profissional de saúde antes de efetuar qualquer alteração em sua dieta. Somente um profissional poderá recomendar o tipo de alimentação adequada para cada caso.

Especialmente indicado para você:

TUDO O QUE VOCÊ QUERIA SABER SOBRE CABELOS BRANCOS

USE PROTETOR SOLAR: O ALERTA DE WOLVERINE CONTRA O CÂNCER DE PELE‏

VITILIGO PODE SER CURADO COM UMA PLANTA DO CERRADO – A MAMA-CADELA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Maria do Rosário Marques de Oliveira
    Publicado em 15/01/2021 às 3:28 pm [+]

    Eu já trabalho com ervas natural a mas de 30 anos e mim terreco muito por tudo que faça parte da natureza muito obrigada por mim ajuda


  2. Maria do Rosário Marques de Oliveira
    Publicado em 15/01/2021 às 3:32 pm [+]

    Super interessante eu achava que fosse uma erva a milanina


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...