12 aspectos que diferenciam o sangue menstrual


A menstruação, expulsão sanguínea cíclica do organismo feminino quando não ocorre a fecundação de um óvulo, pode ter aspectos muito diversos. E cada um desses aspectos tem um significado – para a saúde, para a regulagem dos hormônios, para a vida.

Como é o sangue menstrual

O sangue menstrual é resultado do descolamento do endométrio na parede uterina – é composto de pedaços de tecido, sangue, muco e secreções vaginais.

A cor – sua cor vai depender da fase do período menstrual em que você está e pode ser algo entre o marrom (tipo borra de café), o vermelho-vivo e o vermelho-vinho. Mas, essa avaliação depende de quando você vê o sangue que sai – se é recente, melhor, pois quando já saiu há algum tempo, se oxida mudando de cor.

O cheirocheiro de sangue puro, novo, não é forte. Na menstruação ele vem carregado com tudo o que encontra no canal vaginal (bactérias e microorganismos), entra em fermentação e oxidação, e parece mais acentuado. No entanto, não deve ser um odor ruim, desagradável – caso seja, procure um médico pois, isso pode ser indicativo de infecções mais sérias.

Qual a quantidade normal de sangue em uma menstruação?

coletor menstrual

foto

Estima-se que uma mulher libere algo entre 30 a 50 ml de sangue durante todo o período menstrual (mesmo que a duração do ciclo seja variável, e a duração da menstruação ocorra entre 3 e 8 dias). Como não é possível medir o quanto uma mulher libera toma-se em conta alguns parâmetros básicos que caracterizam a normalidade deste processo, segundo a ginecologista Dra. Patricia Rossi do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, São Paulo:

círculo verde tempo de duração (de 3 a 8 dias)

círculo verde ciclo menstrual (entre 25 a 40 dias)

círculo verde sangue sem muitos coágulos

círculo verde uso médio de 6 absorventes ao dia

12 aspectos que diferenciam o sangue menstrual

1. Sangue vermelho-vivo com pedaços de pele

menstruacao com pele

Fonte foto

É normal que, em algum momento durante o ciclo menstrual, haja perda de pedacinhos de pele do endométrio – o endométrio que não nidificou um óvulo descamará, se renovando – e a quantidade vai variar conforme a liberação hormonal de cada mulher.

2. Menstruação com coágulos

menstruacao com coagulo

Fonte foto

Os coágulos, grumos de sangue aglutinado parecendo pedaços de fígado, estarão presentes caso algum sangue fique acumulado na cavidade do canal vaginal (isso quer dizer que o sangue não sai todo, de uma vez, para o exterior). Este é um processo normal.

Mulheres com ciclo menstrual mais intenso têm maior liberação de coágulos porém, caso esta liberação seja repentina, ou excessiva, ou dolorosa, poderá indicar alguma doença do aparelho reprodutor feminino.

3. Menstruação com muito sangue

menstruacao intensa

Fonte foto

A quantidade de sangue durante a menstruação é função da quantidade de hormônios produzidos pela mulher durante o processo pré-menstrual. Algumas mulheres produzem mais, outras, menos e, esta taxa também é maior no início e no final da idade reprodutiva, devido a ocorrência de ajustes hormonais, pela mudança de fase.

No entanto, mulheres com alterações hematológicas podem perder demasiado sangue durante a menstruação (ou quando o ciclo é mais longo do que os 8 dias, ou é muito intenso), que poderá resultar em anemias e requerer acompanhamento médico.

Porém, se você está menstruada e sob o sol em dia quente, poderá ter uma perda mais acentuada de sangue por efeito da vasodilatação promovida pelo calor. Vá para a sombra, tome água, cubra a cabeça com um chapéu.

4. Menstruação com pouco sangue

menstruacao diminuida

Fonte foto

No primeiro dia, no final do ciclo, e em caso de alterações hormonais (puberdade e menopausa), o uso de anticoncepcionais, pode reduzir o fluxo sanguíneo por efeito da taxa de estrogênio ser mais alta. Não é problemático.

5. Menstruação que dura muitos dias

menstruacao longa

Fonte foto

O tempo em que decorre o período menstrual varia conforme as taxas hormonais da mulher, porém, um ciclo maior do que 8 dias pode ocorrer em situação de instabilidade hormonal (mudança de fase na adolescência e na menopausa) ou quando se faz uso da pílula do dia seguinte, uma bomba hormonal que te deixará por uns 3 ciclos lunares completamente desregulada.

A ocorrência de sangramento fora do ciclo ou sangramento prolongado demais pode indicar, além da variação hormonal já mencionada, a ocorrência de pólipos, mioma ou endometriose e, principalmente esta última, requer atenção médica mais séria, para não se agravar.

6. Menstruação que dura poucos dias

menstruacao curta

Fonte foto

Mas, e quando o ciclo é curto demais? Também isso ocorre por uma variação hormonal decorrente do uso de anticoncepcionais que reduz a quantidade de endométrio produzido e expelido quando não há a nidificação de um óvulo.

7. Menstruação com sangue vivo

menstruacao sangue vermelho

Fonte foto

Sangue menstrual vivo é normal – quer dizer que não sofreu contaminação ou envelhecimento, oxidação ou fermentação, e sequer coagulou até o momento em que você o observou.

8. Menstruação com sangue muito escuro

menstruacao sangue escuro

Fonte foto

Sangue escuro é marrom, cor de vinho ou preto e, geralmente, indica um ciclo menstrual com fluxo reduzido, com demora para sair, ficando exposto, por mais tempo, a processos de degradação, fermentação ou decomposição por ação de bactérias e fungos que habitam o canal vaginal. O sangue de coloração escura é normal e esperado no primeiro e nos últimos dias do ciclo menstrual mas, caso essa situação esteja ocorrendo durante todo o período menstrual, pode ser indício de endometriose.

9. Menstruação cor de borra de café

menstruacao borra cafe

Fonte foto

Sangue cor de borra de café é indicativo de sangue que demora a passar entre o útero e a vagina. Também é característico de “escape” que ocorre fora do período menstrual, normalmente ligado à ovulação ou ao começo da gestação. Este sangue provém do processo de rompimento do óvulo, na ovulação, ou da nidificação deste no endométrio. Caso esse tipo de escape sanguíneo seja frequente, vá ao ginecologista para verificar se está tudo bem.

10. Menstruação com cheiro forte

menstruacao cheiro forte

Fonte foto

Quando há muito sangue junto é natural se sentir um leve odor a ferro, que não é ruim nem desagradável. Porém, se a sua menstruação tem cheiro muito desagradável, fétido, diferente do comum, isso poderá indicar uma infecção vaginal.

11. Menstruação com cheiro de peixe podre

menstruacao cheiro de peixe

Fonte foto

A menstruação com cheiro a podre indica que a ação de bactérias e fungos sobre a matéria orgânica, sangue, está bastante acentuada. Sangue cheirando a peixe podre pode ser sinal de vaginose, uma doença causada pela bactéria Gardnerella vaginalis, e que deverá ser tratada com antibióticos locais e supervisão médica.

12. Menstruação com cheiro de ferro

menstruacao cheiro de ferro

Fonte foto

O sangue é composto por hemoglobina, uma proteína que contêm ferro e, é por isso que, quando o sangue menstrual está fresco, pode ter cheiro semelhante ao ferro metálico.

Especialmente indicado para você:

10 TRATAMENTOS E REMÉDIOS NATURAIS PARA CÓLICAS MENSTRUAIS

MENSTRUAÇÃO: “BE GIRLS” PARA REDUZIR EVASÃO ESCOLAR DE MENINAS

10 RAZÕES PARA USAR O COLETOR MENSTRUAL




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...