O que é ventosaterapia? Será que funciona?


Ao ver os jogos olímpicos, eu também reparei nas marcas circulares presentes em alguns atletas. Na hora me lembrei que minha mãe chegou a fazer, com sucesso, um tratamento para dor nas costas com um japonês que morava no meu bairro. Era essa tal de ventosaterapia. Lembrei-me por causa das marcas características.

Mas em que consiste essa técnica? Será que funciona?

Diz-se que a ventosaterapia remonta tempos antigos e que teria sido usada também por nossos indígenas, além de outras civilizações ocidentais e orientais. Trata-se do uso de copos quentes de vidro (bambu, silicone ou cerâmica) que criam vácuo e fazem uma espécie de sucção da pele, o que melhoraria a circulação sanguínea e favoreceria a nutrição dos músculos, aliviando dores e tensões.

Usa-se este tratamento, além das dores, para fins estéticos como para o tratamento de celulite, estrias e para a redução de medidas.

Mas existem estudos científicos que comprovem sua eficácia?

Muitos dizem que não existem estudos científicos que confirmem ou não a eficácia desta técnica milenar mas na verdade, não foram feitos uma quantidade suficiente de estudos para se chegar a uma conclusão.

Segundo um estudo publicado no BMC Complemntary and Aletrnative Medicine, a ventosaterapia teria demonstrado potenciais benefícios no tratamento de acne, herpes zoster e dores. Mas a própria publicação conclui que seriam necessários mais estudos para que se pudesse recomendar este tipo de tratamento.

Resultados semelhantes foram obtidos em de um estudo publicado em 2012 na PLoS One. Uma revisão de 135 estudos feita por pesquisadores australianos e chineses indicaram que a ventosaterapia associada à acupuntura e outros tratamentos também se mostrou eficaz para tratamentos de herpes zoster, acne, paralisia facial e Espondilose cervical. Mas estes pesquisadores observaram que muitos dos estudos avaliados podem ter sido tendenciosos e que são necessários mais estudos para confirmar tais benefícios.

Fato é que ao ver atletas olímpicos com as marcas das ventosas, claro que fica a vontade de experimentar essa técnica alternativa e milenar para curar principalmente dores. Provavelmente conta o efeito placebo, a profissionalidade do massagista enfim, lembro-me que com minha mãe funcionava.

Agora, se vale a pena ou não tentar, cada um sabe de si…e do seu bolso, claro!

Especialmente indicado para você:

O RELÓGIO BIOLÓGICO NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

REFLEXOLOGIA – MASSAGEM MARAVILHOSA DA PLANTA DOS PÉS

JEAN SHIN JYUTSU: UMA ANTIGA TÉCNICA JAPONESA PARA ENCONTRAR AS ENERGIAS EM APENAS 15 MINUTOS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...