Endometriose: remédios eficazes para aliviar os sintomas


A endometriose é considerada uma doença bastante complexa. Fazer um diagnóstico correto à primeira suspeita de haver a doença é crucial para entender bem o seu estado de saúde.

O diagnóstico precoce em caso de endometriose pode evitar o agravamento da doença e a infertilidade. Dores fortes e anormais durante a menstruação, é um dos seus sintomas mais comuns. Algumas mulheres sentem dor pélvica crônica durante as relações sexuais.

10% das mulheres são afetadas pela endometriose durante a idade reprodutiva. Esta patologia consiste na presença do endométrio (tecido que cobre a cavidade interna do útero) fora da cavidade uterina.

A endometriose é geralmente tratada com analgésicos, com medicamentos hormonais e cirurgia, mas existem outros métodos que abrem curas para uma visão global da pessoa: apoio psicológico, alimentação correta, um estilo vida adequado para melhorar as condições de saúde e ajudas que podem oferecer alguns tratamentos complementares como a homeopatia, a acupuntura e os remédios à base de plantas.

Aqui vão algumas ideias interessantes para encontrar soluções adequadas para aliviar os sintomas da endometriose. Sugerimos a aprofundar cada ponto consultando seus especialistas de confiança.

1. Alimentação para aliviar os sintomas

Os sintomas da endometriose são atenuados com uma alimentação adequada e as indicações alimentares dos especialistas são muito específicas: seguir uma dieta rica em fibras (que deve representar pelo menos 20-30% do prato), comer alimentos ricos em ômega 3, não exagerar no consumo de carne e produtos lácteos porque eles podem conter poluentes ambientais e porque podem favorecer processos inflamatórios.

Leia também: NUTRIÇÃO E ESTILO DE VIDA PARA MULHERES COM ENDOMETRIOSE

2. Estilo de Vida Saudável

Um estilo de vida saudável, relaxado e menos estressante pode ser útil para uma vida melhor para as mulheres que sofrem deste mal. Nós sabemos que esta doença pode trazer muita dor e sofrimento e, infelizmente, seus sintomas são subvalorizados. O conselho é seguir um estilo de vida equilibrado através de uma justa, prazerosa, atividade física. Também se recomenda de prestar atenção à possível exposição ao bisfenol A e aos pesticidas, evitando-os tanto o quanto possível porque estas substâncias nos últimos anos têm sido associados às causas da doença.

3. Acupuntura para reduzir a dor

De acordo com a medicina tradicional chinesa, a endometriose pode se dar por vários fatores, entre os quais estão o estresse, a má alimentação, a fadiga física e emocional, mas também outras situações que podem incluir traumas, abortos e uso de anticoncepcionais.

A acupuntura poderia aliviar os sintomas da endometriose, agindo sobre os pontos indicados, por exemplo, para reduzir a dor. A acupuntura poderia acalmar as reações do sistema nervoso e poderia regular a produção de hormônios.

Na medicina convencional, no caso de endometriose, muitas vezes identifica-se um desequilíbrio hormonal que é tratado com medicação.

Consulte um especialista em acupuntura para compreender se este tipo de tratamento poderia ser bom para o teu caso em específico.

4. Chá de ervas com gengibre para aliviar náuseas

Beber chá de gengibre é um dos remédios naturais mais recomendados para aliviar a náusea que pode ocorrer em mulheres que têm endometriose. Gengibre e chá de gengibre são recomendados como remédios anti náuseas durante a gravidez e quando se sente mal em viagens.

5. Homeopatia e endometriose

De acordo com a homeopatia, a abordagem cirúrgica por si só não é adequada para resolver totalmente o problema da endometriose, uma vez que é uma doença muito complexa que deve ser observada a partir de diferentes pontos de vista. Além disso, cada caso é um caso. Por esta razão, você deve entrar em contato com especialistas para saber mais sobre quais poderiam ser os remédios homeopáticos para a endometriose de acordo com tuas específicas condições de saúde.

Talvez te interesse ler também:

OS 10 NUTRIENTES FUNDAMENTAIS QUE TODA MULHER PRECISA

MULHER DE 40 QUE TOMA CHÁ DE AMORA É MAIS FELIZ

10 COISAS QUE FAZEM UMA MULHER BONITA, MESMO SEM MAQUIAGEM




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...