Nervo ciático: tente resolver com remédios naturais

nervo ciático remédios naturais

Não existe nada pior do que a dor no nervo ciático ou dor ciática. Esta dor nos acomete geralmente quando o nervo ciático está irritado, inflamado ou mesmo quando sofreu alguma lesão por compressão.

Normalmente se estende da parte inferior das costas até a coxa da perna, praticamente debilitando quem está acometido por esta dor. É muito comum que esta dor comece por algum movimento de mau jeito ou mesmo após passar anos sentado incorretamente em um escritório ou de pé no trabalho. Veremos o primeiro teste com remédios naturais para nervo ciático e como aliviar as dores causadas por esta irritação e inflamação.

Causas da dor ciática ou da dor no nervo ciático

É extremamente comum que a dor ciática ou do nervo ciático seja causada por uma hérnia de disco. Além disso, também pode ser causada por alguma infecção ou mesmo lesão na coluna vertebral. Há casos em que a gravidez, por alterar a anatomia da mulher, pode também ser responsável por problemas no nervo ciático, causando assim uma dor insuportável.

É normal que a dor ciática ou do nervo ciático desapareça com o tempo, no entanto, por ser uma dor extremamente insuportável (podendo causar muitos outros problemas como stress, enxaqueca e etc.) é normal que se procure um alívio rápido e quase imediato para que o sofrimento cesse.

Embora a melhor escolha seja procurar um médico, veremos aqui o primeiro teste com remédios naturais que auxiliarão no alívio da dor ciática ou do nervo ciático.

nervo ciatico 2

 

Remédios naturais para aliviar a dor ciática ou do nervo ciático

Muitos são os remédios naturais ou tratamentos caseiros para aliviar a dor ciática. É recomendado que você siga e utilize todos eles para um alívio maior e até mesmo mais duradouro.

Compressa fria ou quente

A primeira forma e mais eficiente de aliviar a dor ciática ou no nervo ciático é através da utilização de compressas frias ou quentes. As compressas auxiliam no alívio da inflamação, reduzindo as dores musculares por deixá-los relaxados. Usar compressa fria será o suficiente para reduzir o inchaço, e a quente para relaxar a musculatura.

Cúrcuma ou açafrão

O açafrão (ou cúrcuma) possui propriedades anti-inflamatórias, por isso é um poderoso agente na luta contra a dor ciática ou do nervo ciático. Esta ação anti-inflamatória é graças ao componente curcumina presente no açafrão. Um chá simples que pode ser feito para ingestão ao menos três vezes ao dia é preparado com uma xícara de leite quente e uma colher de chá de açafrão. Pode ser adoçado a gosto.

Massagem no nervo ciático

A massagem feita preferencialmente por outra pessoa será fundamental no alívio da dor ciática. Isso pois a massagem ajudará a aliviar a tensão da área, relaxando o nervo ciático e garantindo que o mesmo desinflame aos poucos, reduzindo a dor quase que imediatamente. Se feita a massagem e depois aplicada uma das compressas já explicadas o resultado será garantido.

Exercícios

Exercícios físicos são essenciais para reduzir a dor ciática. Em geral, recomenda-se alongamentos simples, começando inicialmente com o corpo todo estirado sobre o chão, levantando as pernas uma de cada vez (levanta-se uma, deita-a, levanta-se a outra e assim por diante). Em seguida, pode-se também alongar o corpo ficando de joelhos no chão e inclinando levemente e vagarosamente as costas para frente até que a cabeça toque o chão.

Acupuntura para aliviar a dor ciática do nervo ciático

Esta arte oriental tem sido cada vez mais uma comprovada auxiliar no tratamento de dor ciática. É comum dizer que uma ou duas sessões de acupuntura são o suficiente para aliviar a dor ciática de uma vez por todas, garantindo um bem-estar definitivo.

Recomendações gerais

Como observamos, a dor ciática pode ser causada por muitos motivos, por isso é importante procurar um profissional de saúde assim que sentir os primeiros sintomas desta dor. Em casos graves como hérnia de disco um médico pode vir a recomendar até mesmo uma cirurgia para resolver os problemas do nervo ciático.

Especialmente indicado para você:

DOR NO CIÁTICO - VEJA AQUI ALGUMAS BOAS DICAS DE COMO AMENIZAR ESSE INCÔMODO

DOR NAS PERNAS: COMO ALIVIAR COM REMÉDIOS NATURAIS

DOR NA CERVICAL: SINTOMAS E CAUSAS COMUNS