Quais são os efeitos da ingestão diária de gengibre? (infográfico)

gengibre ingestao diaria

O gengibre, Zingiber officinale, é uma erva usada há milênios na cura e como condimento. Mas, você sabe o que acontece com o seu corpo se você comer gengibre todos os dias?

O gengibre é anti-inflamatório, ajuda a digestão, alivia náuseas, atua na prevenção de gripes e resfriados, é analgésico e cardiotônico, mas não só. Enfim, o gengibre é uma planta que nos serve na saúde e na doença, nos faz sentir bem, de forma natural e sem esforço então, o melhor é se aprender a usá-lo, de maneiras diferentes, na cozinha e na vida.

Os efeitos benéficos do gengibre

1. Náuseas e má digestão

Recomenda-se mastigar pequenos pedaços de gengibre após as refeições ou tomar uma infusão de gengibre, o que também será ótimo para manter o seu sistema imunológico em alta. Mas, não exagere na quantidade de gengibre pois, você amortecerá sua garganta e acabará ficando rouca, com as cordas vocais meio paralisadas, anestesiadas, enquanto durar o efeito.

2. Glicêmia e colesterol

Para este caso, acrescente de 2 a 3 g de gengibre em pó aos seus temperos rotineiros, diariamente. Mas, tenha atenção ao controle de glicêmia, caso você seja insulino-dependente. Quanto ao colesterol, mantenha seu controle de rotina e converse com seu médico sobre retirar o medicamento químico de controle, se o colesterol total se estabilizar em um nível baixo.

3. Dores musculares, articulares e menstruais

A ingestão diária de gengibre, com suas propriedades anti-inflamatórias, tem melhor efeito do que o uso de ibuprofeno ou similar. Experimente.

4. Resfriados, gripes e dor de garganta

Ferva 1 l de água e pique dentro um pedaço de 2 cm de gengibre, com casca e tudo. Quando amornar, misture o suco de 1 limão e 1 colherada de mel. Tome como suco, sem requentar, diluindo cada porção em 3 iguais de água. Esse litro deve dar para você tomar durante 3 dias, suficiente para você se sentir melhor, garanto. O gengibre também pode ser mastigado para aliviar a dor de garganta, funciona como anestésico para além do seu efeito curativo.

gengibre infográfico

Quanto gengibre você deve comer, ao dia?

Se recomenda o consumo até 10 g de raiz fresca de gengibre ou, a metade desta quantidade, se for em pó, divididos em, no mínimo, diárias. Mas, como cada indivíduo é um, e só você pode conhecer seu organismo tão bem quanto o necessário, vá experimentando e buscando a quantidade necessária para seu uso pessoal. Só não exceda o máximo indicado pois que, tudo em excesso faz mal, até o gengibre, gerando azia, reações intestinais ou de pele.

Algumas dicas de como incorporar o gengibre à sua alimentação

1. Na comida

Pode ralar um pouco de gengibre no arroz, macarrão, molhos, carnes, peixe, que vai ficar ótimo, com um sabor refrescante

2. Bolos, biscoitos

A receita eu mando depois, está bem? Me aguarde.

3. Chás, sucos

Basta ralar um pouco, bater junto com a fruta.

4. Óleo e vinagre

Faça seu próprio óleo de gengibre (basta ralar um pouco, uns 2 cm, da raiz fresca, e deixar macerar em ambiente escuro, até o azeite assumir o odor característico) e vinagre temperado com gengibre, para suas saladas e pratos em geral

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