10 razões para usar o coletor menstrual


O coletor menstrual é uma pequena revolução para as mulheres. Esta é uma alternativa para os absorventes que você utiliza e joga fora. É seguro, prático, econômico e ambientalmente amigável.

A despesa com a compra de um coletor menstrual é mínima e seus benefícios são inúmeros.

Graças ao coletor menstrual você pode se sentir livre durante os dias mais “difíceis” do mês e aprender a viver o ciclo feminino, com mais leveza e serenidade, respeitando o meio ambiente.

1. Redução de custos

Escolher o coletor menstrual é um depósito de poupança. Por que desperdiçar dinheiro na compra de absorventes convencionais que não são um produto econômico e reutilizável?

Um coletor menstrual normalmente custa menos de 80 reais e pode ter até 10 anos de bom uso. Basta calcular o custo dos tampões ou absorvente, para este tempo de uso e suas contas ficarão claras.

2. Redução de resíduos

Aqui está a principal motivação ecológica para escolher o coletor menstrual. Os absorventes, externos ou internos, são resíduos não recicláveis ​​. Eles se acumulam, ano a ano, em toneladas, nos aterros sanitários e contribuem para uma perda contínua de recursos necessários para a sua produção. Graças ao coletor menstrual, a quantidade de resíduos produzidos pelas mulheres durante o período fértil é bastante reduzido.

Leia também: IDEIAS DO MUNDO INTEIRO CONTRA O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

3. Mais liberdade no dia a dia

Usar um coletor menstrual durante o ciclo é ter total liberdade de movimentos. Basta aprender a usá-lo corretamente e esvaziá-lo no momento certo.Você vai descobrir que coletor não vaza e que a sua utilização irá ajudá-lo não sofrer manchas na roupa, a sentir-se livre para mover-se sem constrangimento.

4. Não ocupa espaço na sua bolsa

Tampões ou absorventes ocupam espaço na sua bolsa e, carregá-los pode ser motivo de constrangimento para você. Além disso, pode acontecer de você não estar com eles no momento oportuno ou não ter calculado a quantidade necessária para o dia, e ficar na mão. Quando você usa o coletor menstrual, você não vai precisar de mais nada, só dele mesmo, que já está no seu corpo.

E para fazer a limpeza, fora de casa, serve uma toalhinha de papel. Além disso, você não terá que correr para o supermercado no último minuto para comprar tampões, se o ciclo for irregular ou vier de repente. Basta você ter o seu coletor na bolsa, em um saquinho próprio, de algodão. Ele não ocupa espaço e é discreto. Além disso, você pode usar o coletor menstrual até mesmo nos dias que antecedem ao ciclo, para não ser apanhada desprevenida.

5. Coletor menstrual você não sente quando uso

O coletor menstrual você não sente quando o usa. É a verdade. O segredo é justamente este, ser uma presença invisível e livre de incômodos. Muito ao contrário dos absorventes e tampões internos causam problemas de desconforto, irritação local ou cheiros desagradáveis.

6. Você pode nadar à vontade

Graças ao coletor menstrual você não vai mais se sentir constrangida na praia ou na piscina. Você poderá tomar banho sem problemas. O coletor menstrual é completamente invisível, não se perde dentro de você, só sai se você o puxar e não transparece no maiô ou biquíni.

7. Conforto ao fazer esporte

Usar o coletor menstrual é uma conveniência para aquelas que praticam esportes, mesmo a um nível competitivo. Durante os treinos, corridas ou jogos de esportes, você até esquece que o está usando pois não sentirá nenhum desconforto ou constrangimento. O coletor permanecerá estacionado no seu lugar por todo o tempo necessário.

8. Fácil de colocar e de esvaziar

O coletor menstrual é fácil de colocar e de limpar. Mesmo com sangramento abundante, você terá que esvaziar o coletor com menor frequência do que a necessária quando usa qualquer tipo de absorvente. Basta escolher o modelo e o tamanho mais adequado para sua situação e idade. Coloque o coletor durante a noite, antes de dormir, e irá garantir tranquilidade ao seu sono e nenhum vazamento. Especialmente nos dias mais leves do ciclo (o que varia de mulher para mulher), você pode usar o coletor até por 8 horas seguidas (mas não ultrapasse as 12 horas sem lavá-lo – isso é o que recomenda o fabricante).

9. Hipoalergênico e saudável

Ao contrário dos absorventes e tampões internos, o material de que é feito o coletor menstrual não tem cloro ou qualquer substância aromática que possam lhe causar alergias. Os coletores menstruais são feitos de materiais clinicamente testados e garantidos como seguros para impedir o desenvolvimento de germes e bactérias e o seu contato com as mucosas internas dos seu corpo, ao contrário do que acontece com os tampões internos. Também não há o risco de qualquer contato do sangue menstrual estagnado com sua pele, como acontece com os absorventes externos, o que tantas vezes carrega um risco alto de infecção e intoxicação.

10. Usar e jogar fora já não é de “boa cultura”

Escolher o coletor menstrual para seus ciclos femininos é dizer um “não” à cultura do consumismo onde usar e jogar fora, comprar novos é sinônimo de conforto e poder. E nós, mulheres preocupadas com a deterioração dos recursos naturais de nosso planeta, também podemos nos colocar na linha da frente optando por uma solução alternativa e ecologicamente econômica, como é o uso do coletor menstrual. E nós seremos as primeiras a nos beneficiarmos de seus bons resultados, tanto para nosso corpo como para nosso bolso e comodidade. E o planeta se beneficiará.

Os coletores menstruais podem ser facilmente encontrados pela internet. Escolha o que melhor lhe pareça e, bom uso.

Talvez te interesse ler também:

10 TRATAMENTOS E REMÉDIOS NATURAIS PARA CÓLICAS MENSTRUAIS

CONHEÇA A INACREDITÁVEL HISTÓRIA DO INDIANO QUE CRIOU O ABSORVENTE PARA MULHERES POBRES

INFECÇÃO URINÁRIA: REMÉDIOS E TRATAMENTOS NATURAIS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...