Diabetes: 10 sinais iniciais bastante comuns. Fique de olho!


Quais são os primeiros sintomas da diabetes? Vamos falar, em especial, da diabetes tipo 2, que pode aparecer em qualquer idade, sem aviso prévio. Nem sempre é fácil para as pessoas perceberem os sinais de sua ocorrência. Às vezes, os sintomas são tão leves que os pacientes não percebem que têm problemas de saúde até que eles são submetidos a testes específicos.

Descrevemos os 10 primeiros sintomas mais comuns da diabetes, lembrando que, para qualquer dúvida, é sempre bom consultar o seu médico.

Visão turva

Os olhos podem ser muito afetados pela diabetes. Alguns diabéticos podem até ter problemas de visão. Entre os primeiros sintomas da diabetes estão a visão turva ou desfocada. Os problemas oculares surgem, principalmente, por causa dos altos níveis de glicose no sangue. Por causa da diabetes, também o nervo óptico pode ficar danificado.

Perda de peso repentina

As repentinas mudanças de peso estão entre os primeiros sintomas da diabetes. O fenômeno da perda de peso repentina diz respeito especialmente a pacientes que sofrem da diabetes tipo 1. A necessidade frequente de urinar e incapacidade de o organismo absorver os açúcares podem levar à perda de peso significativa em um curto espaço de tempo.

Fome excessiva

Estar sempre com fome sem nenhuma razão não é um bom sinal. Nesse caso, a fome contínua pode ser um sintoma da diabetes. A diabetes impede o organismo de converter o açúcar em energia, então, ele busca frequentemente alimentos para recarregá-la.

Infecções

A diabetes coloca nosso corpo em sérias dificuldades no que diz respeito à cura de infecções. Isso se deve à grande quantidade de açúcar que circula no nosso corpo, que não reage rapidamente aos distúrbios, como recuperação de infecções na bexiga.

Formigamento

Dormência e formigamento são condições que podem indicar um nível de danos aos nervos ou vasos sanguíneo. Entre os sintomas reconhecíveis estão a sensação de formigamento nas mãos ou nos pés.

Confusão

Por causa da doença, pode-se sentir um verdadeiro estado de confusão mental e falta de concentração e controle da atenção. É um sinal que não deve ser subestimado.

Disfunção erétil

A disfunção erétil, também conhecida como impotência, está listada como um sintoma comum entre as pessoas que sofrem de diabetes.

Fadiga

Exaustão, cansaço e fadiga estão entre os primeiros sinais mais comuns de diabetes. Se a insulina não funciona como deveria, ou se não é de todo presente, a glicose não irá atingir as células do corpo, impedindo-as de receber o alimento e a energia necessária para o seu funcionamento.

Irritabilidade

Pacientes com diabetes tipo 2 podem sofrer de irritabilidade. Podem ocorrer alterações de humor e alterações comportamentais. Se a irritabilidade aparecer de repente e você tende a reagir mal, mesmo sem ter recebido uma provocação, você deve considerá-la como um sinal de diabetes.

Sede com frequência

O aparecimento de uma sensação frequente de sede está ligado aos sintomas anteriores e é um dos possíveis sintomas de diabete. Pode ser uma reação do corpo frente à falta de energia e aos níveis elevados de glicose no sangue.

A presença de um único sintoma geralmente não indica diabetes, mas, em caso de dúvida, é aconselhável submeter-se a testes específicos.

Talvez te interesse ler também:

DIABETES: SERIA POSSÍVEL UM DIAGNÓSTICO COM 5 ANOS DE ANTECEDÊNCIA?

DIABETES GESTACIONAL: O QUE É, SINTOMAS, RISCOS E COMO CONTROLAR

COMER OVOS PODE REDUZIR RISCOS DE DIABETES TIPO 2

UVA-DO-MATO, A CISSUS VERTICILLATA É CONSIDERADA INSULINA VEGETAL




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...