5 especiarias anticâncer

especiarias anticâncer

É um ótimo hábito usar especiarias na culinária para aromatizar os pratos de uma forma natural, e ainda tirar proveito de suas propriedades benéficas.

As especiarias são conhecidas desde os tempos antigos não só como alimento, mas principalmente por suas propriedades curativas. Elas foram, juntamente com as ervas e as plantas, os primeiros medicamentos, quando não existiam os remédios que conhecemos hoje. Ultimamente, o mundo médico-científico está descobrindo características em algumas ervas e especiarias atribuídas à propriedades anticâncer. Hoje vamos descobrir as especiarias mais importantes na prevenção e luta contra esta doença.

1. Cúrcuma

A cúrcuma deve suas propriedades curativas à curcumina. A curcumina foi usada para realizar um micro implante para ser colocado diretamente junto a um tumor para avaliar seus efeitos terapêuticos. Os estudos realizados demonstraram uma redução significativa na replicação do tumor, bem como no seu volume, em um modelo animal. No que diz respeito à prevenção do câncer em seres humanos, um estudo conduzido em 25 pacientes, revelou que a curcumina seria capaz de bloquear os processos pré-cancerígenos. Os casos de câncer também seriam reduzidos em populações que consomem cúrcuma todos os dias ou por longos períodos diários a uma quantidade entre 100 e 200 mg. Um estudo de 2007, realizado em um laboratório de células de câncer de intestino, mostrou que um tratamento combinado com cúrcuma e quimioterapia seria mais eficaz em aniquilar as células cancerosas em comparação com a quimioterapia sozinha.

2. Gengibre

O gengibre, assim como a cúrcuma, é uma especiaria muito valiosa. O gengibre fresco contém gingerol, enquanto o gengibre seco contém zingerone, resgonsável pelo sabor picante desta especiaria. Acredita-se que ambas as substâncias contenham propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Por esta razão, pode ser um protetor contra o câncer, como explicado por Bethany Smith, uma nutricionista de Atlanta. Um estudo recente conduzido na Tailândia, colocou em análise a atividade citotoxicidade e anticâncer do gengibre (Zingiber officinale Roscoe) e levou a resultados promissores no que diz respeito ao uso do extrato etanólico de gengibre contra um adenocarcinoma raro.

3. Pimenta caiena

A pimenta caiena contém capsaicina, uma substância conhecida como um poderoso antioxidante. Estudos em laboratório mostraram que a capsaicina é tóxico para as células cancerígenas. Um estudo conduzido por pesquisadores da Escola de Los Angeles de Medicina da Universidade da Califórnia revelou que a capsaicina pode ser útil para limitar o desenvolvimento de câncer de próstata. Os efeitos da capsaicina sobre o câncer de próstata foram posteriormente aprofundados por um estudo realizado na Espanha, na Universidade de Alcalá (Madri).

4. Pimenta do reino

Você já deve ter ouvido falar sobre o benefício de misturar a cúrcuma com uma pitada de pimenta do reino preta para criar uma combinação benéfica de especiarias. A base para esta afirmação vem de um estudo realizado por pesquisadores da University of Michigan Comprehensive Cancer e publicado na revista Breast Cancer Research and Treatment. A pimenta do reino preta, em combinação com a cúrcuma, provou ser capaz de inibir o crescimento de células cancerosas relacionadas com o câncer de mama. Pimenta do reino preta, por si só, não teve efeitos negativos sobre as células saudáveis. É muito fácil de adicionar uma pitada de pimenta do reino aos nossos pratos. Esta é uma especiaria muito saborosa, além de saudável​​ e que pode ajudar a reduzir a quantidade de sal que colocamos em nosso alimento.

5. Canela

A canela é uma das especiarias mais antigas e populares. Estudos realizados com a canela dizem respeito, notadamente às suas propriedades anticâncer. Pesquisadores da City of Hope Cancer Center descobriram que o extrato de canela é capaz de interferir em uma proteína que ajuda os tumores a garantirem uma reserva de sangue e nutrientes para ajudá-los a crescerem. Agora, a equipe de pesquisadores espera aprofundar e confirmar, com estudos posteriores, a capacidade do extrato de canela para inibir os tumores.

Leia também:

setaGRAVIOLA CURA CANCER? VERDADE OU MENTIRA?

seta5 ERVAS AROMÁTICAS ANTICÂNCER

setaCÚRCUMA: UMA POSSÍVEL TERAPIA PARA O CÂNCER CAUSADO PELO HPV

setaQUAIS ALIMENTOS TÊM MAIS ANTIOXIDANTES, CRUS OU COZIDOS?