Herpes Genital tem cura? Todos os tratamentos

  • atualizado: 
herpes-genital

A herpes genital é uma infecção causada pelo HSV (herpes simplex virus ou vírus do herpes simples), é transmitida através da relação sexual desprotegida e também do contato oral com os órgãos sexuais. Uma pergunta muito recorrente é se a herpes genital tem cura, e como veremos aqui a resposta é relativamente afirmativa que sim, a herpes genital pode ser controlada e apresentaremos todos os tratamentos.

Sintomas da herpes genital

Em muitos dos casos é normal a herpes genital não apresentar nenhum sintoma na pessoa infectada. Ocorre, porém, que há alguns sintomas recorrentes naqueles que presenciam a manifestação desta infeção. Em geral os sintomas da herpes genital são:

círculo verde Coceira e irritação na região genital, é muito normal que venham acompanhadas de dores. É comum que estes sintomas se manifestem de 2 a 10 dias após ser infectado;

círculo verde Bolhas com tom esbranquiçado na região genital;

círculo verde Pequenas úlceras na área que podem causar dor ao urinar;

Nos homens a herpes genital acometerá principalmente o pênis e/ou outras partes do órgão sexual, podendo até mesmo afetar a bolsa escrotal e ânus. Nas mulheres é muito comum que a herpes apresente bolhas na região próxima a púbis, clitóris e outras partes da vulva.

Além disso, é comum que a pessoa recém infectada também apresente febre, mal-estar, falta de apetite e dores na região das costas próximas às nádegas.

Como a herpes genital é transmitida

A herpes genital pode ser causada tanto pelo HSV1 quanto pelo HSV2, respectivamente vírus do herpes simples Tipo 1 e Tipo 2. Portanto, seu contágio se dará pelo contato com a pele da pessoa infectada, podendo ser a genital ou a boca (HSV1). Isso significa que sua transmissão se dá essencialmente na prática da relação sexual sem uso de preservativos e mesmo em relações sexuais orais.

Uma pessoa que tenha sido infectada com herpes e não tenha mais os sinais de lesões presentes pode também contaminar outras pessoas. Ou seja, a latência do vírus não significa que o seu portador não será um transmissor do vírus. Então o contato físico ou relação sexual sem proteção com uma pessoa aparentemente saudável não é garantia de que não haverá a contração do vírus, e isso serve para todas as DSTs, inclusive a AIDS.

Herpes genital tem cura? Conheça todos os tratamentos para a herpes genital

Em termos práticos a herpes genital não tem uma cura definitiva, estando seu vírus em estado latente no organismo quando não apresenta sintomas. No entanto, o devido acompanhamento médico no tratamento da herpes genital traz inúmeros benefícios na eliminação dos sintomas, fazendo com que o vírus volte a se manifestar com menos frequência.

herpes genital 2

Normalmente o tratamento é feito com remédios antivirais que trabalham para impedir que o vírus HSV volte a se manifestar. Para quem costuma ter herpes de forma recorrente, é aconselhado que o medicamento seja tomado tão logo os primeiros sinais comecem a surgir (coceira, irritação, sensação de queimação e etc.).

Assim como outros tipos de herpes, tendo a herpes zoster como exemplo, uma vez contaminado com o vírus a herpes genital pode surgir em algumas circunstâncias específicas, como o cansaço, estresse, fadiga, baixa imunidade do corpo e até em períodos de menstruação nas mulheres. Por isso, uma vida saudável com uma dieta adequada pode ser o suficiente para evitar uma frequente recorrência do aparecimento de herpes genital pelo corpo.

Há alguns medicamentos comuns recomendados para o tratamento de herpes, como o Aciclovir, Penvir e Ezopen. Vale notar que estes medicamentos não devem ser tomados sem a devida receita médica. Portanto, aos primeiros sinais de que possa ter sido infectado pelo vírus do herpes o médico deverá ser consultado para que o tratamento adequando possa ser indicado.

Talvez te interesse ler também:

HERPES LABIAL: O QUE É, QUAIS SÃO OS SINTOMAS E COMO SE PROTEGER

HERPES ZOSTER – TEM CURA? SIM. TODOS OS TRATAMENTOS

ALZHEIMER, HERPES E CLAMÍDIA, QUE RELAÇÃO ESTAS DOENÇAS PODEM TER ENTRE SI?

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!