Escrever à mão faz bem ao corpo e à mente


Já estamos acostumados demais a nos comunicar digitando nos teclados dos PCs e dos smartphone e, portanto, escrever à mão é cada vez mais raro. No entanto deveríamos redescobrir este bom hábito que pode se tornar uma verdadeira arte além de ser benéfico para a saúde.

Crianças e jovens ainda têm a opção da escrita manual por frequentarem a escola. Na opinião de especialistas da Universidade de Indiana, é bom que os computadores ainda não tenham substituído todos os meios e métodos de ensino e de aprendizagem tradicionais.

Escrever à mão traz vantagens para adultos e crianças. A letra incentiva a atividade cerebral, refina as habilidades motoras e pode contribuir para o sucesso educativo de crianças e alunos.

Por exemplo, é bem conhecido que as anotações manuscritas em classe ajudam a memorizar melhor, bem como criam por si só padrões que facilitam o estudo.

De acordo com Karin Harman James, um especialista do Departamento de Ciências Psicológicas e do Cérebro da Universidade Indiana, a caligrafia é muito importante e digitar no teclado não tem os mesmos efeitos benéficos. Particularmente com relação às crianças, escrever à mão contribui para o desenvolvimento cerebral. Os pesquisadores observaram que as crianças são muito mais rápidas para escrever um tema quando usam a caneta em vez do teclado e, assim sendo, obtêm resultados ainda melhores.

A escrita bem feita também é ainda mais apreciada pelos professores, o que leva à obtenção de notas mais altas. Um estudo interessante sobre isso, intitulado “The effects of handwriting experience on functional brain development in pre-literate children” foi publicado na revista cientifica Trends in Neuroscience e Education.

A caligrafia envolve muitos mais circuitos cerebrais do que digitar em um teclado. Ao cérebro chegam novas mensagens já do contato e da pressão da caneta sobre o papel e dos primeiros movimentos necessários para se começar a escrever. Também é de se lembrar que a ciência já confirmou que a escrita é a chave para a felicidade e que a caligrafia nos torna mais inteligentes.

Depois dessa, que tal recomeçar a escrever à mão? Desde a lista de compras aos lembretes rotineiros, inclusive para nos lembrar dessa nova tarefa 🙂

Talvez te interesse ler também:

10 BONS HÁBITOS QUE DEVEMOS APRENDER COM NOSSOS AVÓS

fonte foto: geeksoy.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Luisa Medeiros
    Publicado em 23/01/2021 às 6:33 pm [+]

    Maravilhoso o artigo. É muito importante as crianças desenvolverem a Psicomotricidade Fina já na infância, na verdade, diria que é imprescindível. Escrever à mão traz vários e vários sucessos! A memória se fortalece, a escrita fica mais legível e, principalmente, as sinapses se ativam, só há benefícios. Parabéns pelo artigo.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...