Reiki, passes e johrei poderiam ter eficácias comprovadas


Reiki, passes, johrei, ou seja, métodos de curas usando imposição de mãos, poderiam ter seus efeitos comprovados, conforme indicam alguns estudos acadêmicos desenvolvidos por um pesquisador brasileiro.

Falamos aqui das pesquisas de Ricardo Monezi expressas em sua dissertação de mestrado “Avaliação de efeitos da prática de impostação de mãos sobre os sistemas hematológico e imunológico de camundongos machos“, defendida na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 2003 e em sua tese de doutorado “Efeitos da prática do Reiki sobre efeitos psicofisiológicos e de qualidade de vida em idosos com sintomas de estresse – estudo placebo e randomizado“, defendida em junho de 2013 na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Por esta última, o pesquisador foi galardoado com o “Prêmio Hayashi de Investigação Reiki”, outorgado pela Associação Portuguesa de Reiki.

Ambos os trabalhos acadêmicos realizados, apresentaram resultados interessantes que comprovam a eficácia da aplicação de reiki, pela imposição de mãos que, segundo o pesquisador, implica na aplicação de energia bioeletromagnética nos pacientes idosos ou em cobaias no caso da avaliação das respostas imunológicas em camundongos.

O reiki foi a prática escolhida em suas pesquisas, por ser o método de cura com imposição de mãos, não ligada à religião. Como se sabe, o efeito placebo deve ser considerado em pesquisas onde a crença, a esperança, etc, possam alterar os resultados da pesquisa. Camundongos também foram usados por este mesmo motivo, ou seja, por não haverem crenças, etc.

Em camundongos o experimento se baseou em tratar animais com câncer, com imposições de mãos verdadeira e falsa, para uma posterior análise da resposta imunológica destes.

Avaliou-se as alterações fisiológicas provocadas pela imposição de mãos, em análises comparativas de sangue, pela proliferação de células do sistema imunológico, verificando-se que os glóbulos brancos e outras células imunológicas, dobraram suas capacidades de reconhecer e destruir as células cancerígenas.

Já no caso dos idosos sob estresse, os resultados foram detectados sintomaticamente pela redução dos níveis de estresse, dos níveis de ansiedade e depressão, da percepção de tensão muscular, a elevação da percepção de bem estar, a elevação dos níveis de qualidade de vida, elevação da temperatura periférica da pele, entre outros vários índices mensuráveis.

No entanto, novos estudos ainda serão necessários para que sejam confirmados cientificamente, os potenciais benefícios das terapias denominadas integrativas, que usem impostação de mãos, como são o reiki, o passe, o jhorei.

O que se vislumbra é a possibilidade de que os campos eletromagnéticos emitidos pelo calor das mãos, possam realmente aumentar as células do sistema imunológico em humanos, o que seria a chave para o reconhecimento oficial daquilo que muitos acreditam, praticam e oferecem em tais terapias, conhecendo na prática cotidiana os benefícios que estas terapias trazem.

Leia também:

Fonte foto: holisticcenterofhealth.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...