Quer viver mais? Siga um objetivo!


Siga um objetivo que você irá viver por muito mais tempo. Seguir um propósito, de fato, parece ser o elixir contra o mau humor e contra várias doenças, desde o ataque cardíaco ao acidente vascular cerebral.

Acordar de manhã para chegar a um propósito é uma forte motivação que age sobre o organismo, ajudando-o a viver por mais tempo, reduzindo em 23% a taxa de mortalidade por todas as causas, e em 19% o risco de sofrer um ataque cardíaco e ou um acidente vascular cerebral. É o que afirma um estudo norte-americano do Mount Sinai School of Medicine, efetuado através da revisão analítica dez estudos baseados em dados de mais de 137 mil pessoas.

Os pesquisadores entendem como “propósito da vida” um “forte senso de significado e direção“, um sentimento de que a vida vale a pena viver. Em suma, o coração e todo o nosso organismo resistem ao envelhecimento, defendendo-se contra o risco de morte prematura, para que possamos alcançar nossos objetivos da vida. Estudos anteriores já haviam evidenciado a relação entre ter um propósito existencial e obter um estado de bem-estar psicológico. Mas agora, os pesquisadores da Mount Sinai, descobriram que os benefícios também são físicos, com uma redução do risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e da taxa geral mortalidade.

“Desenvolver e refinar o seu senso de propósito, poderia proteger a saúde do coração e potencialmente salvar sua vida”, diz o principal autor do estudo, Randy Cohen, cardiologista da Mount Sinai School of Medicine. “Nosso estudo mostra que há uma forte relação entre dar um senso à vida e se proteger contra eventos cardiovasculares e até mesmo contra a morte. Como parte da nossa saúde em geral, cada um de nós precisamos nos perguntar sobre uma questão crítica: ‘eu tenho um propósito em minha vida?’ Se não, você precisa trabalhar em direção a uma meta para atingir o seu bem-estar geral.”

Ter um propósito na vida, resumindo, ter objetivos claros e seguir em direção a estes, é tudo o que nunca deve faltar na existência de cada um de nós, para o benefício do nosso pequeno, grande, coração.

Leia também: Sorrir, 15 benefícios para a saúde. Todos os poderes de um sorriso




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...