A cor preferida das pessoas boas e más revelada em estudos


Você já parou para pensar que a cor preferida das pessoas pode revelar se elas são “boas” ou “más”? A chamada psicologia das cores tem se dedicado a estudar como nossas preferências cromáticas se relacionam com emoções, comportamentos e até mesmo traços de caráter. Embora muitos artigos populares exagerem ou simplifiquem essas descobertas, existem alguns estudos interessantes que sugerem correlações reais.

A cor preferida das pessoas “boas”

Diversas pesquisas mostraram que o azul costuma estar associado a características como confiança, serenidade e estabilidade emocional. Em um estudo com 854 pessoas na Coreia, pesquisadores encontraram correlações entre preferências de cor e traços de personalidade — e cores de onda curta, como azul e verde, foram associadas a sinceridade e estabilidade (fonte: Frontiers in Psychology).

Outro trabalho analisou o impacto das cores em relações de confiança e descobriu que o azul aumenta a percepção de credibilidade em comparação ao vermelho (Taylor & Francis Online). Além disso, um estudo sobre traços de personalidade e cores revelou que pessoas que preferem azul tendem a apresentar escores mais altos em Agreeableness — que inclui cooperação, empatia e gentileza (Preprints.org).

A cor preferida das pessoas “más”

Se o azul simboliza calma, o vermelho costuma ser visto como a cor da excitação e da intensidade. Estudos antigos já mostravam que quem busca maior estimulação tende a preferir cores como vermelho, enquanto perfis mais tranquilos escolhem azul (Sage Journals). Mais recentemente, pesquisas também associaram a preferência pelo vermelho a maiores níveis de hostilidade e competitividade (Wiley Online Library).

Outros tons com associações positivas

Além do azul, outras cores também aparecem ligadas a traços de empatia e harmonia:

  • Verde claro → equilíbrio e compaixão
  • Rosa suave → afeto e ternura
  • Azul-claro → delicadeza e sensibilidade

Essas associações, no entanto, não são absolutas e podem variar bastante conforme o contexto cultural, a idade e até a situação (por exemplo, a cor preferida para roupas pode não ser a mesma para objetos ou ambientes). (Springer Link)

Conclusão

Embora não seja correto afirmar que “todas as pessoas boas preferem azul”, há evidências científicas de que certas cores se relacionam com traços de personalidade. O azul, em particular, aparece com frequência ligado à empatia, calma e confiança. Já o vermelho tende a ser associado à excitação e até hostilidade. Portanto, sua cor preferida pode não determinar quem você é, mas pode dar algumas pistas sobre como você se conecta com o mundo.

Leia também:

Significado das cores: sua cor preferida revela muito sobre você. Descubra!

Cromoterapia: um guia para entender o significado de cada cor

Cores, flores, plantas e objetos do Feng Shui para atrair prosperidade




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...