Abraçar uma árvore para sentir-se bem

Abraçar uma árvore para sentir-se bem

Parece coisa de maluco, bicho grilo ou hippie? mas a silvoterapia, arboterapia, tree hugging, ou seja: abraçar árvores, é bom para o corpo e a mente. É uma verdadeira ecoterapia que serve para nos colocar em contato direto e redescobrir a natureza.

Abraçar uma árvore para sentir-se melhor é a base da silvoterapia, e significa tanto abraçá-la de uma forma natural, como simplesmente sentar-se junto à ela, apoiando as costas contra seu tronco e colocando a mão direita na área do plexo solar e a mão esquerda atrás das costas, em contato entre o seu corpo e o tronco, perto da região dos rins. (Plexo solar, também conhecido como plexo celíaco, é uma complexa rede de neurônios que no corpo humano está localizada atrás do estômago e embaixo do diafragma perto da cavidade abdominal no nível da primeira vértebra lombar).

Por silvoterapia não se entende apenas a prática de abraçar árvores, mas também estar presente em lugares arborizados, o que é particularmente eficaz para quem sofrem de asma, bronquite crônica, hipertensão arterial, nervosismo e insônia.

Você sabia que abraçar árvores também tem um efeito refrescante? Um estudo publicado por cientistas americanos e australianos demonstrou que, de fato, coalas abraçam as árvores para se refrescarem.

A silvoterapia é um verdadeiro método terapêutico no tratamento e prevenção de doenças. Foi reconhecida como um método científico somente em 1927, mas já era usada há séculos. No passado, os pacientes que sofriam de pneumonia, eram aconselhados a passar algum tempo na floresta, ou pelo menos nas proximidades delas. Uma prática que poderia ser útil para nós, que nas últimas décadas nos afastamos cada vez mais da natureza.

Respirar o ar nos parques, bosques e florestas é considerado um remédio realmente benéfico, uma vez que ativa a circulação sanguínea, aumenta o número de células vermelhas do sangue, facilita a respiração em pacientes com doenças pulmonares crônicas, ajuda no sono e retarda o envelhecimento. O ar dos bosques é benéfico porque contém grandes quantidades de íons negativos de oxigênio, que ajudam a estimular e harmonizar os processos da vida, nas esferas mental e emocional. Além disso, passar algum tempo em contato com as árvores e a natureza é uma fonte de energia vital.

Algumas árvores são consideradas capazes de nos trazer energia positiva, entre elas o limoeiro, pinheiro, carvalho, castanheiro e salgueiro.

Veja abaixo o significado de algumas plantas e árvores de acordo com os Celtas.

  • Bétula: um símbolo do renascimento, da purificação, do conhecimento e da pureza.
  • Amieiro: um símbolo de proteção espiritual e de poderes oraculares.
  • Salgueiro: recorda os aspectos lunares e femininos de vida e a inspiração poética.
  • Fraxinus: símbolo da iniciação e do renascimento.
  • Espinheiro Branco: símbolo da pureza, viagens interiores e intuição.
  • Carvalho: símbolo de poder, energia e sobrevivência.
  • Aveleira: propícia à meditação, incentiva a sabedoria interior, a intuição e o poder da adivinhação.
  • Macieira: ajuda na tomada de uma decisão importante.
  • Abrunheiro: útil em caso de ter que lidar com más influências externas.
  • Sabugueiro: símbolo da vida e da regeneração.

Nos tempos antigos, a silvoterapia estava relacionada com as forças e energias que o homem poderia buscar e encontrar na natureza. No passado, a natureza era o único medicamento verdadeiro.

Cada um de nós sabe o quanto é bom passear num parque e estar em contato com a natureza respirando ar puro. Sendo assim, não podemos nos esquecer de nos dar esse presente sempre que podemos, principalmente nas horas difíceis, abraçar uma árvore pode te restaurar a energia perdida.

Leia também:

setaQUER TER MAIS CONFIANÇA NO FUTURO? OBSERVE UMA FOTO DA NATUREZA!

setaABRAÇAR ÁRVORES: O SEGREDO DO COALA PARA VENCER O CALOR

setaVÍDEO MOSTRA URSO GIGANTE ABRAÇANDO O HOMEM QUE SALVOU SUA VIDA