Descoberta Alarmante: Substâncias Não Declaradas em Tintas de Tatuagem nos EUA


Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Binghamton, em Nova York, revelou a presença de componentes não declarados nos rótulos de diversas tintas para tatuagem comercializadas nos Estados Unidos.

Ao examinarem 54 amostras de tinta, os pesquisadores identificaram que 45 delas continham elementos não listados em seus rótulos, incluindo polietilenoglicol (PEG), 2-fenoxietanol, e até um antibiótico usado em tratamentos de infecções urinárias. A descoberta levanta preocupações sobre potenciais riscos à saúde, dado que certas substâncias encontradas podem provocar reações alérgicas ou representar outros perigos para o organismo.

Este achado é significativo, especialmente considerando que muitas pessoas optam por fazer tatuagens durante viagens ao exterior, evidenciando a importância de uma maior regulamentação e transparência na composição das tintas de tatuagem.

Nos Estados Unidos, a regulamentação sobre as tintas de tatuagem começou a se tornar mais rigorosa apenas após a aprovação da Lei de Modernização da Regulamentação de Cosméticos (MoCRA) no final de 2022. Antes disso, essas tintas eram tratadas como cosméticos simples, sem necessidade de verificações rigorosas de seus componentes.

A pesquisa, liderada por John R. Swierk e pela doutoranda Kelli Moseman, envolveu uma análise detalhada de tintas de diversas marcas, utilizando métodos como espectroscopia de fluorescência de raios X e espectrometria de massa, entre outros. Descobriu-se que uma grande porção das amostras possuía aditivos não revelados, alguns dos quais são conhecidos alérgenos.

Os autores do estudo ressaltam que não é possível determinar se os compostos não listados foram adicionados intencionalmente ou se resultam de contaminação dos ingredientes. No entanto, a presença desses elementos não declarados nas tintas de tatuagem é uma questão de segurança para os consumidores, que merece atenção e ação por parte dos fabricantes.

O estudo “What’s in My Ink: An Analysis of Commercial Tattoo Ink on the US Market“, publicado na revista Analytical Chemistry, visa impulsionar melhorias na rotulagem e fabricação das tintas, beneficiando tanto os artistas quanto os clientes no mercado de tatuagem.

Talvez te interese ler também:

Tatuagem colorida será proibida na UE para evitar danos à saúde

Tatuagem – estudo recente revela: tudo que tem na tinta, cai na corrente sanguínea

Tatuagem: as consequências possíveis

Tatuagem de henna: evite absolutamente aquela de cor preta

Carpa: a tatuagem desse peixe, o que significa realmente? Leia antes de tatuar

Tatuagem do Filtro dos Sonhos: Significados e Fotos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...