Um novo método promissor na cura da infertilidade masculina


Um avanço promissor no tratamento da infertilidade masculina pode estar a caminho! Cerca de 30% dos casos de infertilidade masculina são causados pela baixa motilidade dos espermatozoides, tornando-os menos eficazes na fertilização do óvulo. Mas agora, pesquisadores da Monash University, na Austrália, desenvolveram uma técnica que mostrou um aumento impressionante na motilidade dos espermatozoides em até 266%.

A nova técnica, detalhada em um estudo publicado na Science Advances, envolve a exposição dos espermatozoides a 20 segundos de ultrassom, a uma potência de 800 mW e 40 MHz. Esse método, chamado de “mecanoterapia rápida e não invasiva“, foi capaz de induzir a motilidade em espermatozoides imóveis e aumentar significativamente a motilidade em espermatozoides com baixa mobilidade.

Os resultados dos testes laboratoriais são promissores, mostrando que a ultrassonografia não apenas aumentou a motilidade dos espermatozoides, mas também promoveu dois terços dos espermatozoides com baixa motilidade a um nível mais alto de motilidade. Além disso, não foram observados efeitos prejudiciais na integridade do DNA dos espermatozoides ou em sua viabilidade.

O Dr. Reza Nosrati, co-autor do estudo, destaca que essa técnica pode ajudar mais pacientes a atender aos requisitos para a fertilização in vitro convencional, evitando opções mais invasivas e caras, como a injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI).

Embora promissor, o método ainda precisa ser submetido a estudos posteriores para garantir sua eficácia e segurança antes de ser aplicado clinicamente. Estes estudos futuros ajudarão a determinar se a melhoria na motilidade dos espermatozoides se traduzirá em melhores taxas de fertilização, oferecendo esperança para casais que enfrentam desafios de infertilidade masculina.

Talvez te interesse ler também:

Pesquisa relaciona anormalidades reprodutivas, defeitos congênitos e infertilidade masculina ao uso do plástico

Número de espermatozoides em preocupante declínio. Você já passou seu DNA pra frente?

Fertilidade: especialista dá 5 dicas para melhorar a saúde reprodutiva

Infertilidade masculina: a poluição compromete a qualidade dos espermatozoides

A história do espermatozoide forte e rápido que vence a corrida e fecunda é MITO

Taxas de fertilidade em declínio podem afetar a sobrevivência da espécie humana




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...