Instituto Mamirauá: Material de Educação Ambiental para crianças

Instituto Mamirauá

É mais do que sabido que as futuras gerações precisam se relacionar melhor com o meio ambiente. E se houvesse uma forma de aprender brincando? Essa é a proposta do Instituto Mamirauá: fornecer materiais para que as crianças, de forma leve e divertida, aprendam a respeitar a natureza e tenham, de fato, acesso à educação ambiental.

O material educativo

Diversos jogos didáticos foram criados, com a finalidade de trazer informação ao público infantil. O projeto tem apoio de equipes de educação ambiental, com apoio dos Programas de Manejo Florestal Comunitário e de Manejo de Agroecossistemas da instituição.

Foram disponibilizados para download cinco jogos, que trazem informações sobre a região amazônica, manejo florestal, sistemas agroecológicos, e espécies da fauna e flora encontrados na região. Os jogos são utilizados pelo Instituto em grande formato, de maneira que os participantes possam interagir com as atividades. Na versão para download, os educadores e interessados podem baixar o arquivo em PDF em formato reduzido (A3), e imprimir.

Como são os jogos:

Trilha Ecológica

É um jogo de tabuleiro, no qual são estimuladas reflexões sobre o cuidado ambiental, informações sobre uso de água e de florestas, de forma sustentável. São ensinados conceitos como: florestas de várzea, produtos madeireiros e não-madeireiros, manejo participativo e outros.

Quebra-cabeça

Com imagem de elementos típicos da floresta amazônica.

Jogo da Memória 1

Este jogo faz alusão à relação entre animais e floresta, possibilitando a memorização entre imagens e textos que trazem informação. Aborda-se aqui, polinização de flores e dispersão de sementes, para chegar à ideia de alimentos para os animais e, finalmente, de como ocorre a conservação das espécies.

Jogo da Memória 2

Com o título Fauna e Flora de Reservas Mamirauá e Amanã, vem com 20 imagens, que trazem nomes tanto científicos quanto populares sobre certos animais e plantas que são encontrados nas Reservas Ambientais. As crianças poderão conhecer um pouco mais sobre espécies vegetais e animais, além de entender melhor como vivem e onde são encontradas, em uma ampla abordagem sobre a conservação das espécies.

Jogo da Memória 3

Este é o Sistema Agroecológico, que caracteriza e define diferentes formas de utilização de solo em uma determinada propriedade. Assim, o jogo faz com que seja melhor compreendido o funcionamento desse sistema, o incentivo ao uso adequado do solo e também o planejamento da própria propriedade rural.

Erros e Acertos

Neste jogo são apresentadas diversas iniciativas que figuram em prol da conservação, e outras que são contrárias. Assim, a brincadeira provoca a reflexão de participantes e motiva seus comentários e discussões.

No site oficial da Instituição Mamirauá existem ainda alguns infográficos que ajudam a suscitar informações sobre a mesma temática. O download do material pode ser feito, de forma gratuita clicando neste link.

Fonte foto: mamiraua.org