Dia de Aprender Brincando: vamos repensar nossas práticas de ensino?


A campanha “Dia de Aprender Brincando” vai começar, amanhã, dia 6 de outubro nas escolas de todo o país para mostrar a importância do brincar para a aprendizagem.

A Cidade Escola Aprendiz, com o apoio de OMO e do movimento #LivreParaDescobrir, vai promover, pela primeira vez no Brasil, uma programação dedicada à brincadeira. Mas não só aqui ocorrerá o “Dia de Aprender Brincando”. A mobilização global visa a incentivar às escolas a repensarem suas práticas de ensino para que reconheçam a importância do lado lúdico da aprendizagem para o desenvolvimento pleno das crianças na educação infantil.

A Cidade Escola Aprendiz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), criada em 1997 em São Paulo, mas conta com uma filial no Rio de Janeiro. Seu objetivo é desenvolver ações que promovam a cidadania, principalmente para crianças e jovens, oferecendo oportunidades de aprendizagem, expressão e participação ativa na sociedade em condições de igualdade.

aprender brincando 1

Para o presidente do comitê do Dia de Aprender Brincando, Ken Robinson: “Estudos acadêmicos mostram que o brincar é natural e é o modo primário com o qual as crianças aprendem. Ele é essencial para o crescimento saudável e desenvolvimento da criança, especialmente durante os períodos de rápido desenvolvimento do cérebro. Mas, ainda assim, a brincadeira é muitas vezes encarada como um momento ocioso e sem utilidade. Como consequência desse descaso, há um crescimento e uma alarmante tendência à redução do tempo para o brincar livre na rotina infantil, tanto nas escolas quanto em casa.”

As brincadeiras, além de despertarem o prazer das crianças, faz com que elas aprendam conceitos importantes para toda a vida, como cooperação, resiliência, liderança, criatividade e habilidade mentais e motoras, todas elas necessárias para a aprendizagem.

A ação também é uma forma de desmistificar que brincar é estar à toa. Enquanto uma criança brinca, ela está desenvolvendo habilidades essenciais para a aprendizagem.

aprender brincando 2

Além do brincar, a Cidade Escola Aprendiz quer promover no “Dia de Aprender Brincando” a importância de as crianças estarem ao ar livre para o seu desenvolvimento. Na visão de Roberta Tasselli, Gestora da Frente de Comunicação para o Desenvolvimento da Cidade Escola Aprendiz: “As escolas participam realizando uma atividade ao ar livre, os pais podem incentivar a escola de seus filhos a se inscreverem no evento e qualquer pessoa pode ajudar a divulgar e promover esse dia. Todos nós podemos agir para garantir que crianças em todo o território brasileiro vivam a experiência e os benefícios de brincar e aprender também fora da sala de aula”.

Para saber mais do projeto e levá-lo para a escolha onde você trabalha ou onde o seu filho estuda, acesse o site www.diadeaprenderbrincando.org.br, onde foram disponibilizadas muitas sugestões de atividades e brincadeiras.

PODE BRINCAR E FAZER SUJEIRA

A marca de detergentes OMO, uma das parceiras do projeto, levanta a bandeira de que as crianças devem ser livres para brincar e se sujarem. Muitas brincadeiras fazem com que os pequenos se sujem mesmo. E isso deve ser estimulado pelos pais, para que elas se desenvolvam de forma saudável.

Então, pais, não se preocupem se a roupa ou o uniforme do seu filho chegar em casa toda suja. Isso significa que ele se divertiu bastante, o que é fundamental para o seu desenvolvimento. Não precisa usar o sabão patrocinador, claro. Precisa apenas deixá-lo brincar, livre, leve, como ele quiser.

Inspire-se neste vídeo:

Leia mais sobre crianças e brincadeiras:

MÉTODO MONTESSORI: 10 DICAS PARA LIBERAR TODO O POTENCIAL DO TEU FILHO

COMO DEVERIA SER A INFÂNCIA DE TODA CRIANÇA: O SISTEMA ESCANDINAVO DE ENSINO

BRINCADEIRAS DE RUA: VÍDEO VIRA HIT E FAZ PENSAR

BRINCADEIRA DE CRIANÇA, COMO É BOM!

CRIANÇA APRENDE FAZENDO, E IMITANDO




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...