Por que e como bloquear apps no celular. Restrição ajuda na segurança de pais e filhos


Uma das grandes preocupações dos pais atualmente é o que os filhos fazem on-line. Por não terem acesso total às páginas em que as crianças e adolescentes navegam, a família pode se sentir desprotegida e vulnerável.

Tanto nas redes sociais quanto em aplicativos, os jovens podem estar expostos a conteúdos inadequados, com obscenidade e violência. Além do mais, a rede também está repleta de publicidade que nem sempre é entendida pela criança.

Ainda que pareçam inofensivos, o excesso de anúncios pode gerar ansiedade e depressão nos mais novos. A criança não tem maturidade para entender que não precisa ou pode ter determinado produto ou extensão do jogo, o que faz com que apresente um comportamento negativo.

De acordo com pesquisa da Universidade de Michigan, mais de 90% dos apps para crianças possuem anúncios. Nesses casos, os jogos são interrompidos para exibir propagandas, sem que o usuário tenha escolha.

Embora seja recomendável limitar o uso de computador e dispositivos móveis, é praticamente impossível proibir por completo a utilização. Pensando nisso, foram desenvolvidas ferramentas para que os pais possam controlar melhor a vida on-line dos filhos, sem ter que privá-los do acesso à tecnologia. Confira os principais apps que ajudam a família nessa missão!

app bloquear celular

FamiSafe

Por meio do FamiSafe, os pais podem bloquear de forma temporária ou permanente determinados aplicativos. Assim, além de evitar que o filho acesse alguns conteúdos, a família ainda pode limitar o tempo de navegação, para não prejudicar os estudos, nem o sono.

Para usar esse app, os pais devem configurar a ferramenta no celular ou tablet da criança e no próprio dispositivo. Depois de instalado, o aplicativo permite que a família bloqueie novos acessos futuramente. Caso a criança tente entrar nos programas não permitidos, os pais irão receber uma notificação.

Qustodio

O Qustodio funciona de maneira semelhante ao FamiSafe. Nele, os pais podem bloquear conteúdos inadequados para os jovens e limitarem o uso do dispositivo.

Esse programa também garante a visualização de chamadas e mensagens de textos. Assim, caso verifiquem algo impróprio, os pais poderão bloquear os contatos e agirem para que os filhos fiquem seguros no ambiente on-line.

Kaspersky Safe Kids

Além de funções já citadas, para bloquear sites e aplicativos, o Kaspersky Safe Kids informa a família sobre publicações nas redes sociais. Então, se a criança postar algo estranho ou impróprio, imediatamente, a família poderá tomar providências.

Como as crianças estão cada vez mais conectadas, os pais não podem deixar de tomar contato dos filhos também na internet. Apesar de ser necessário, apenas 50% das famílias acompanham o que os jovens fazem na internet, segundo pesquisa de uma organização britânica. Vale notar que o comportamento de crianças e adolescentes é tão influenciado pela escola quanto pelo universo on-line nos dias de hoje.

Fonte: Famisafe – Google Play

Talvez te interesse ler também:

7 INVENÇÕES QUE FACILITAM A VIDA DOS PAIS

INTERNET SEGURA: UM MINIGUIA PARA PROTEGER AS CRIANÇAS DA REDE

OS BENEFÍCIOS DA VPN QUANDO SE VIAJA PARA UM OUTRO PAÍS




Artigo Publieditorial


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...