Como demonstrar amor incondicional aos seus filhos, mesmo sem palavras


Palavras são importantes, mas também os gestos, os modos e o tom de voz que usamos quando nos dirigimos aos nossos filhos. É claro que nem sempre podemos ser doces e ternos, mas é errado achar que os afetos não precisam ser cultivados, porque o amor pelas crianças é nutrido por pequenas atenções diárias, que a longo prazo fazem a diferença.

Estes são gestos capazes de interferir positivamente na relação entre pais e filhos, simplesmente ao nos lembrarmos deles:

  • Sorrir
  • Compartilhar as refeições
  • Usar a ironia
  • Ouvir
  • Brincar
  • Aceitar seu filho como ele é
  • Abraçar
  • Sorrir

A vida cotidiana coloca uma pressão sobre o bom humor, porque quando se tem milhões de tarefas, problemas, pequenos e grandes aborrecimentos para lidar, não é fácil substituir o mau humor com um sorriso. Ainda assim, de vez em quando, vale a pena, mesmo que por um momento. Porque uma risada rapidamente contamina toda a família, incluindo as crianças!

Compartilhar as refeições

Compartilhar o almoço ou o jantar com seus filhos é um pequeno ritual diário que é bom não só para a barriga, mas acima de tudo para o espírito. Cria união, é uma pausa ideal para confrontar e discutir, é um momento de amor em nome do bom gosto. É claro que a vida nem sempre permite isso, considerando os tempos agitados que vivemos, mas, se puder, faça isso!

Usar ironia

A ironia ajuda a minimizar situações pesadas e momentos de tensão, e não há estratégia melhor para enfrentar a vida cotidiana, especialmente quando parece que não há saída. Porque tem o extraordinário poder de arrebatar sorrisos, mesmo nas circunstâncias mais inesperadas.

Ouvir

Os pais nem sempre escutam as crianças de verdade, mas, quando falam conosco, é importante prestar atenção nelas. Caso contrário, corremos o risco de transmitir a ideia de que não vale a pena ouvi-los, e não há nada pior do que isso para a auto-estima das crianças e adolescentes. O amor é transmitido principalmente através da escuta.

Brincar

Como adultos, é difícil redescobrir a alegria que vem do brincar, mas as crianças, que dominam perfeitamente essa arte, podem nos ensinar a redescobri-la. E não há nada que faça com que os filhos se sintam mais amados do que compartilhando esses momentos, durante os quais os pais têm o privilégio de acessar o mundo deles. Uma concessão que costumamos considerar como algo menor, o que de fato não é.

Aceitá-los como são

As crianças, assim como os pais, são imperfeitas, e querer transformá-las à imagem e semelhança de nossos ideais é inútil e injusto. Todos nós precisamos ser amados como somos e o mesmo vale para nossos filhos, ainda que, às vezes, nos esqueçamos disso.

Abraçar

Hoje em dia, somos todos mais carinhosos: abraçamos, acolhemos e beijamos nossos filhos. Esses gestos são fundamentais para que se sintam amados, independente da idade. Porque o contato físico é importante e muitas vezes transmite muito mais afeto do que as palavras.

Talvez te interesse ler também:

ARTISTA CRIA BONECOS DE PANO PARA INCENTIVAR INCLUSÃO E IGUALDADE

8 FRASES QUE NUNCA DEVEMOS DIZER ÀS CRIANÇAS

12 CONSELHOS PARA MELHORAR A AUTOESTIMA DAS CRIANÇAS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...