Crise hídrica na Índia: crianças fazem viagens arriscadas em busca de água


Uma seca vem assolando o estado indiano do Maharastra, no Centro-Oeste do país, e tem empurrado mulheres e crianças para longas jornadas diárias, na tentativa de abastecer seus lares. Na região de Marathwada, o cenário é particularmente crítico, com mais de 7.000 aldeias afetadas.

A publicação The Times of India acompanhou algumas dessas pessoas e contou suas histórias na edição do último dia 16. Entre elas, Siddharth Dhage, de 10 anos, que têm feito, diariamente, um percurso total de 14 quilômetros, com o objetivo de levar para casa dois galões de água. A viagem do menino começa ao meio-dia, depois da escola. Ele caminha até a estação mais próxima do vilarejo onde mora para pegar um trem rumo a Aurangabad, a sete quilômetros de distância, onde há uma estação de fornecimento público de água.

Não raro, ele precisa esperar até três horas para pegar o trem de volta, devido aos constantes atrasos nas linhas. Frequentemente, Siddharth só consegue voltar para casa no fim do dia. O embarque com os galões cheios constitui um outro desafio, uma vez que os trens não se demoram nas estações, sendo nec essário correr e, ao mesmo tempo, cuidar para que a água não derrame. Via de regra, o menino retorna sentado no chão, nos corredores do vagão.

criança agua india 2

Segundo mostrou a reportagem, há várias outras crianças na mesma situação. As famílias, apesar de conscientes dos riscos desse tipo de viagem, apelam para esta solução para que os adultos não deixem de trabalhar. No entanto, para alguns não há alternativa e empregos têm sido sacrificados com o intuito de garantir o abastecimento diário de água nas casas.

criança agua india 3

Em algumas comunidades, como a de Nirmala Devi Nagar, quase todos os poços estão se esgotando e não há sequer a possibilidade de recorrer às torneiras públicas. O restrito fornecimento privilegia os moradores que consegue pagar as taxas mensais, o que exclui grande parte da população.

criança agua india 4jpg

O responsável pela Companhia Municipal de Aurangabad (AMC, na sigla em inglês), Nandkumar Ghodele, deu uma declaração a esse respeito:

“Sinto muito por essas pessoas, mas não podemos ajudar. Nossa prioridade é fornecer água potável para aqueles que pagam taxas. Gostaríamos de poder ajudar a todos, mas estamos enfrentando uma grave crise hídrica”.

Ainda segundo o The Times of India, na origem do problema está a falta de investimento em infra-estrutura e um megaprojeto para levar água encanada a todos os lares que não saiu do papel nos últimos 11 anos.

Talvez te interesse ler também:

NA INGLATERRA, UM MATEMÁTICO DESENVOLVE UM PESTICIDA NATURAL E NÃO-TÓXICO PARA PRESERVAR ABELHAS E OUTROS POLINIZADORES

LIGRE – VOCÊ CONHECE O MAIOR FELINO DO MUNDO?

BILIONÁRIO NORUEGUÊS ENGAJA PROJETO COMPROMETIDO COM O FUTURO DO PLANETA




Gisele Maia

Jornalista e mestre em Ciência da Religião. Tem 18 anos de experiência em produção de conteúdo multimídia. Coordenou diversos projetos de Educação, Meio Ambiente e Divulgação Científica.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...