Personagem Momo volta a aparecer em vídeos infantis, causando medo nas crianças e nos pais


Crianças precisam de supervisão de adultos o tempo todo: para que não se machuquem, para que não briguem, para que não acessem conteúdos impróprios para a idade delas. Esse último receio tem crescido cada vez mais, graças ao crescimento – e facilidade – do uso da internet. Porém é preciso ter cuidado até mesmo com o conteúdo monitorado.

Recentemente, o Youtube precisou emitir comunicado graças ao relato de vários pais que disseram que seus filhos tiveram acesso a um vídeo do canal ensinando as crianças a cometerem suicídio. O que os pais relatam é que no meio de alguns vídeos infantis aparecem imagens desse ser assustador mostrando como cortar os pulsos, entre outras coisas chocantes.

Ao que parece é possível burlar os algoritmos de segurança do Youtube Kids, criado em 2016, justamente para que os pais pudessem ter mais controle, por meio de filtros, do que os filhos assistem. No entanto, somente “confiar” na tecnologia não é o suficiente. Quando se trata de criança, é necessário supervisão contínua, principalmente sobre o tempo – e qualidade – do que eles assistem. A Academia Americana de Pediatria recomenda 1 hora de tela por dia, fracionada, até os 18 meses. Depois dos 6 anos cabe aos pais estipular o tempo – é importante que ele seja limitado – e dialogar bastante para proteger os filhos das inúmeras desvantagens que existem ao consumir conteúdo online.

Fake news?

Apesar da grande repercussão, há quem garanta que essa “aparição” do Momo nos vídeos infantis é mais uma fake news, que é tecnicamente muito difícil “invadir” vídeos já editados e publicados.

De todo modo, supervisão é sempre necessária. Saiba sempre o que seu filho está assistindo nas plataformas online.

Acompanhe abaixo, o comunicado oficial do Youtube sobre o assunto:

“Muitos de vocês compartilharam suas preocupações conosco nos últimos dias sobre o Desafio Momo – prestamos muita atenção nisso. Depois de muita análise, não vimos nenhuma evidência recente de vídeos promovendo o Desafio Momo no YouTube. Vídeos incentivando desafios prejudiciais e perigosos são claramente contra nossas políticas, incluindo o desafio Momo. Apesar dos relatos da imprensa sobre esse desafio, não tivemos links recentes sinalizados ou compartilhados conosco do YouTube que violem nossas Diretrizes da comunidade.

É importante notar que permitimos que os criadores discutam, denunciem ou instruam as pessoas sobre o desafio / personagem Momo no YouTube. Vimos capturas de tela de vídeos e / ou miniaturas com eles […] Essa imagem não é permitida na aplicação YouTube Kids e disponibilizamos garantias para a excluir do conteúdo no YouTube Kids.”

Talvez te interesse ler também:

INTERNET SEGURA: UM MINIGUIA PARA PROTEGER AS CRIANÇAS DA REDE

TRASHTAG CHALLENGE: O DESAFIO QUE ESTÁ LIMPANDO O MUNDO INTEIRO COM O GRITO DE #TRASHTAG

CRIANÇAS PRECISAM DE REGRAS TANTO QUANTO DE AMOR




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...