Como Educar Meninos para que se Tornem Homens Melhores

  • atualizado: 
educar-meninos

Ver um menino brincando de herói, soldado, pirata, ou encaixando calmamente peças de montar é uma cena que jamais remeteria a um homem machista. No entanto, pode ser que o tempo transforme esse menino inocente em um adulto que não respeita as mulheres, que usa a força como forma de se impor e que acredita que gênero qualifica alguém.

De quem é a culpa quando isso acontece? Evidentemente, a personalidade, o comportamento, a forma de “ser” no mundo envolve muitas variáveis, mas ninguém pode negar que há um importante papel da educação recebida em casa. Nesse sentido, é essencial olhar para esse menino com carinho, pois ele será o homem de amanhã e pode ajudar sim a compor uma sociedade melhor, menos sustentada nos velhos padrões machistas e mais em igualdade e empatia.

Algumas medidas, nesse sentido, podem ajudar os pais, nessa difícil tarefa de criar meninos para o mundo.

Confira algumas dicas.

 

1. Ensine-o que os sentimentos dele importam

Meninos são seres humanos, e como tal também tem sentimentos.

É importante que os pais olhem sempre os filhos da perspectiva da empatia, estimulando um olhar humanizado sobre eles. Se algo o desagradar ou deixá-lo triste, mostre que ele tem todo direito de chorar, que isso não é “fraqueza”, que falar sobre o que sente é essencial para o autoconhecimento e para uma boa relação com os outros.

Durante as brincadeiras, deixe-o se expressar como quiser.

Não rotule formas de brincar como sendo “de menina” ou “de menino”, crianças não têm a mesma concepção que os adultos e são criativas, livres, precisam ter ferramentas para explorar o mundo, como acharem melhor. Sempre converse com seu menino para que ele aprenda a se comunicar, a expor os próprios sentimentos.

Isso vai fazer toda a diferença quando ele crescer.

2. Mostre a importância de respeitar a vontade alheia

Desde cedo, os meninos têm que saber respeitar a vontade alheia e aceitarem os “nãos”. Eles precisam entender ainda na infância a importância de respeitar o espaço, a opinião, os desejos do próximo.

Mostre que o corpo dos outros não é algo que possa ser tocado, sem consentimento, da mesma forma que ele não pode deixar que as pessoas o toquem, sem que ele queira.

Leia mais: ENSINE ÀS CRIANÇAS A REGRA DO AQUI NINGUÉM TOCA! GUIA ENSINA COMO EVITAR E REAGIR AO ASSÉDIO

3. Atenção para a divisão de tarefas

Para que ele cresça colaborativo, responsável e alinhado com a certeza de que obrigações domésticas são de todos, ensine-o desde cedo a cuidar da própria casa.

Dê tarefas para ele, mostre que homens também cuidam do lar, dos filhos, que isso é uma obrigação. A colaboração com os afazeres domésticos deve ser ensinada já na primeira infância, para que os meninos entendam que é um dever de todos, e não tem nada a ver com gênero.

Leia mais: O FANTÁSTICO MÉTODO DE MARIA MONTESSORI

4. Tenha boas referências masculinas

Crianças se espelham nos adultos para formar suas referências. Nesse sentido, as figuras masculinas da vida do menino devem ser exemplos de homens respeitosos e que exerçam uma masculinidade saudável, principalmente o pai.

Incentive-o também a ter contato com meninas, principalmente, na pré-escola, pois assim ele amplia a visão de mundo dele, e não fica segregado a visões masculinas, apenas.

5. Ensine-o a lidar com a própria agressividade

Embora exista uma tendência de que os meninos sejam mais agressivos e gostem mais de brincadeiras de combate, isso não significa que a agressividade deva ser uma coisa nociva.

Deixe-a apenas no terreno do lúdico, e mostre para a criança que existem outras formas de se expressar. Ensine-o que ele não tem se impor pela força com ninguém. Que a melhor forma de se relacionar com os outros é por meio do diálogo. Isso vai torna-lo, certamente, um homem melhor futuramente.

Leia mais: CRIANÇAS QUE BRINCAM DE BATER – ATÉ QUE PONTO É NORMAL?

Talvez te interesse ler também:

setaCOMO CRIAR MENINAS FORTES E SEGURAS

setaCOMO FAZER AS CRIANÇAS GOSTAREM DE LER

setaCRIANÇA APRENDE FAZENDO, E IMITANDO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!