O probiótico capaz de acalmar as cólicas do recém-nascido


Seria o definitivo adeus às cólicas dos recém-nascidos amamentados no peito? De acordo com uma metanálise publicada na revista Pediatrics, um probiótico chamado Lactobacillus reuteri DSM17938, foi considerado eficaz para acabar com a cólica em bebês amamentados ao peito.

A autora do estudo é Valerie Sung do Murdoch Children’s Research Institute, em Melbourne, Austrália que examinou individualmente os dados dos participantes ao estudo para descobrir se o L. reuteri DSM17398 é mesmo capaz de reduzir as lágrimas e ao mesmo tempo a agitação dos bebês com cólicas.

Os dados foram retirados de 4 ensaios clínicos randomizados de L. reuteri DSM17398 versus placebo, administrados por via oral a 345 recém-nascidos com cólicas (174 probióticos recebidos contra 171 placebo). A duração e o sucesso do tratamento foram estudados por 21 dias.

Os pesquisadores descobriram que o grupo que usava o probiótico teve um tempo menor de choro e / ou agitação em comparação com o grupo placebo. Os melhores resultados foram observados em bebês amamentados no peito, enquanto os efeitos foram insignificantes para os recém-nascidos alimentados com leite formulado.

“L. reuteri DSM17938 é eficaz e pode ser recomendado para bebês com cólica e amamentados ao peito”, escreveram os autores. “Seu papel em lactentes com cólica e alimentados com leite formulado, precisa de mais pesquisas”.

Consulte sempre o pediatra para pedir conselhos específicos para o teu caso em particular e, acima de tudo, não caia no erro de atribuir o choro dos bebês somente às cólicas, sempre e somente elas. Bebês choram por muitos motivos. Querem colo, sentem frio, sentem calor, enfim, o choro é o único modo que eles têm para se comunicar com a gente.

Talvez te interesse ler também:

CÓLICA EM RECÉM-NASCIDO: POSSO DAR CHÁ? O QUE FAZER?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...