Episódio de Peppa Pig censurado na Austrália por causa de uma aranha. Veja porquê


Peppa Pig é um dos desenhos animados mais queridos que, desde 2004, faz a criançada rir com suas aventuras. Este simpático desenho foi censurado em um de seus episódios, o qual fora removido da TV australiana. Vejamos porquê.

Peppa Pig vive ao lado de sua família de porcos, todos cor-de-rosa, mãe, pai e o irmão, George, que é apaixonado por dinossauros. Hoje, o desenho animado é transmitido em mais de 20 países ao redor do mundo.

Cada episódio de cinco minutos fala sobre suas aventuras, episódios simples com uma linguagem facilmente compreensível para as crianças menorzinhas. Mas, mesmo sendo Peppa Pig um personagem amado e inocente, a televisão australiana removeu um dos conteúdos.

O capítulo em questão é o 1×47 do The Lady Legs Lean. Nele, Peppa encontra uma aranha e, a princípio, foge dela aterrorizada. Seu pai diz-lhe para não ter medo porque o animal é pequeno demais para machucá-la.

No final, Peppa e George adotam a aranha e a cena final mostra eles na intenção de brincar com o animal. Este ato, que pode parecer inocente, foi visto sob uma outra óptica na Austrália, e o motivo é muito simples.

Como explicou o The Guardian, no país dos cangurus, há muitas espécies de aranhas venenosas e mortais, e por isso, às crianças australianas se ensina a não tocarem e não brincarem se virem uma aranha pois, esta seria a maneira mais segura de evitar um acidente, às vezes, um desastre.

O episódio da Peppa Pig então acaba contradizendo o que os pais australianos ensinam aos seus filhos e pode confundir os pequeninos, além de estimular comportamentos perigosos.

Sabe-se que as crianças tendem a imitar os gestos dos personagens do desenho animado e, se é verdade que os animais devem ser respeitados, nem todos devem ser tocados e tratados como cães e gatos.

Esta distinção é muito importante em um país onde existem aranhas enormes e que podem representar um grave perigo se venenosas.

Imaginemos se a criança, tendo visto o episódio Peppa, decida-se por tocar ou pegar uma aranha na mão.

Depois das queixas dos pais australianos, o episódio foi removido. Os autores se justificaram com um “foi em onda acidentalmente”.

Deem uma olhada no vídeo abaixo e vejam o que acham. No Brasil, igualmente, devemos ensinar às crianças a não tocarem os animais em geral, mas sem fazer com que elas fiquem medrosas ou com nojo (no caso da aranha, a aracnofobia é uma das mais difusas fobias).

Em suma, os animais merecem respeito e isso significa deixá-los em paz no lugar deles pois, ao máximo fomos nós que invadimos suas casas.

Outra coisa, os animais não atacam por maldade (como nós humanos). Os animais apenas se defendem. Respeitemos!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...