Muse: a primeira escola vegana nos Estados Unidos

primeira escola vegana nos Estados Unidos

Suzy Amis Cameron, ativista ambiental, mãe de cinco filhos e esposa orgulhosa do diretor James Cameron, tentou criar uma alternativa às ofertas formativa-educativa existentes nos Estados Unidos para a educação das crianças, tendo como base de ensino o planeta e os animais ao centro de tudo. Por esta razão, em 2006 ela fundou a Muse School.

É um projeto que pretende enfrentar os desafios do século 21, com foco na criança, na comunidade e no planeta, para promover o crescimento de pensadores criativos e solucionadores de problemas que estejam profundamente em sintonia com a preservação do nosso planeta.

Com professores cuidadosos e compassivos, salas de aula e oportunidades lúdicas para a exploração e reflexão, Muse tornou-se um oásis de educação para os filhos de todos os pais que reconhecem a importância da aprendizagem e da promoção da sustentabilidade.

A estrutura escolar usa o sistema desperdício zero, possui grandes esquemas de compostagem, materiais de construção reciclados, energia renovável, jardins autocultivados​​, uma cabra e até mesmo um pássaro para controlar naturalmente a população de pragas.

Os alunos, além de terem uma base acadêmica sólida em leitura, comunicação, matemática, arte e design, são especialistas em tecnologia verde e conservação do planeta. E acima de tudo, estão conscientes daquilo que comem e de onde vem o alimento. As crianças são super dispostas a contribuírem para o bem-estar de suas comunidades e do mundo em geral. Além disso, em breve tornar-se-á a primeira escola nos Estados Unidos que oferece apenas comida vegana.

"Estamos gradualmente introduzindo um cardápio à base de plantas, porque somos uma escola ambiental. Daqui a um ano e meio, seremos 100% veganos, explica a bela fundadora. A questão que era realmente importante era a de abrir os olhos para a ligação entre comida e ambiente. Comida é um assunto muito delicado para muitas pessoas, elas têm as suas razões culturais para comerem carne, suas razões tradicionais, seus gostos e desgostos".

Se você for realmente ambientalista, diz Cameron, você não pode continuar a comer carne e derivados de animais. Evitar produtos de origem animal é a decisão mais forte que um consumidor pode fazer, muito mais significativo do que comprar um carro híbrido ou lâmpadas de LED.

Independentemente do que pensam os pais sobre este tipo de iniciativa educacional, parece que as crianças adoram esta escola!