Menino escreve carta a Obama comunicando acolhida de sua família a garoto sírio


Vocês se lembram de uma foto, que viralizou no mundo todo, de um garotinho sírio com o rosto ensanguentado em uma hospital em Aleppo? Pois um menino dos Estados Unidos, sensibilizado com a imagem, enviou uma carta ao presidente Barack Obama comunicando que sua família iria acolher o menino da foto, Omran Daqneesh.

Alex, que mora em Nova York, mostrou compaixão e solidariedade em sua carta ao oferecer a Omran um abrigo em sua casa. A carta de Alex diz: “Caro presidente Obama, lembra-se do menino que foi socorrido por uma ambulância na Síria? Você poderia buscá-lo e trazê-lo para a nossa casa… estaremos esperando por vocês com bandeiras, flores e balões. Daremos ao menino uma família e ele será nosso irmão.”.

Nas redes sociais, a atitude de Alex também foi motivo de consternação. Muitos comentaram que a humanidade do menino não é encontrada em muitos adultos. Sobrou até para o candidato à presidência, Donald Trump. Uma mulher comentou: “Nenhum desses doces meninos, que são filhos de alguém, não são Skittles”, em referência a uma declaração de Donald Trump Jr., filho do candidato republicano.

Em sua conta no Facebook, Obama comentou que “Todos deveríamos ser mais como Alex. Imaginem como o mundo seria se fôssemos assim (como o menino). Imaginem o sofrimento que poderíamos aliviar e quantas vidas poderíamos salvar.”. O post de Obama com o vídeo de Alex lendo a carta foi compartilhando mais de 125 mil vezes.

Na ONU, Obama pediu às nações mais desenvolvidas mais esforços na ajuda aos refugiados da guerra civil na Síria. Da parte dos EUA, foi feito um anúncio de que 10 mil sírios foram recibos pelo país, este ano, e em 2017 devem ser recebidos mais 110 mil.

Embora tenha elogiado a atitude de Alex, todos nós sabemos que os Estados Unidos são os principais envolvidos na guerra da Síria. Mas ainda bem que no mundo existem pessoas como Alex, que ainda estão imunes à perversidade.

Estamos solidários #ComOsRefugiados

Especialmente indicado para você:

ACORDO FINANCIADO PELO BANCO MUNDIAL VAI GERAR 100 MIL EMPREGOS A REFUGIADOS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...