Método Montessori: como fazer a Caixa dos Mistérios, onde a criança reconhece objetos


Hoje vamos explicar como construir a Caixa dos Mistérios (ou Caixa Mágica e também o Saco dos Mistérios) inspirada no método Montessori para que as crianças aprendam a reconhecer objetos.

Fazer a gente mesmo os brinquedos e os jogos educativos para as crianças, seja em casa como na escola, é realmente gratificante porque as crianças gostam de ajudar e produzir, além de ser um modo econômico e sustentável de produção, porque você pode começar com os itens que você já possui, reutilizando materiais sem ter que gastar nada.

A Caixa dos Mistérios estimula a curiosidade e os sentidos da criança. Elas vão adorar adivinhar os objetos considerando o som, o tamanho, a textura e as características dos objetos escondidos na caixa. Pode chamar os amigos para brincarem com seu filho (a), a diversão é garantida!

Você simplesmente precisará de:

– Uma caixa de papelão ou de um saco de pano

– 5 ou mais objetos bem diferentes uns dos outros

– Tesouras e uma faca para fazer a caixa ou

– Uma fita para fechar o saco

Para construir a Caixa dos Mistérios faça dois furos em uma caixa de papelão com tampa. Os furos devem ser feitos de um tamanho suficiente para passarem as mãos das crianças mas sem que sobre muito espaço, todavia.

Veja as fotos para se orientar melhor:

foto

foto

Alternativamente, você pode substituir a caixa por um saco de pano para ser fechado com um barbante colorido. Neste caso, a criança vai colocar a mão no saco para localizar objetos e adivinhar, sem poder espreitar.

Também se pode fazer com os olhos fechados.

Veja alguns exemplos de objetos que você pode inserir na Caixa ou no Saco dos Mistérios: uma pinha, uma colher de chá, uma pena, uma bola de algodão, um lenço ou um cachecol, um pente ou uma escova pequena, um pequeno brinquedo, uma chave ou diferentes tipos de frutas.

foto

Se a criança for muito pequena, você pode começar lhe mostrando os objetos, um de cada vez e indicando os seus nomes, antes de começar a adivinhação. Daí você esconde os objetos por detrás da caixa ou dentro do saco e o jogo começa. A criança terá que adivinhar os objetos somente com o toque.

O jogo é adequado principalmente às crianças com idades entre 2 e 4 anos.

Talvez te interesse ler também:

MÉTODO MONTESSORI: COMO FAZER O POTE DA CALMA (CALMING JAR)

10 JOGOS E MÓVEIS PARA CRIANÇAS, SEGUNDO O MÉTODO MONTESSORI

CRIANÇA QUE “TRABALHA” NÃO DÁ TRABALHO. O FANTÁSTICO MÉTODO DE MARIA MONTESSORI

MÉTODO MONTESSORI: 10 PRINCÍPIOS PARA EDUCAR CRIANÇAS FELIZES

Fonte fotos: How We Montessori




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...