Fumar no carro com criança dentro, deveria ser proibido?


O vereador Tiago Gevert (PSC) de Curitiba-PR, recentemente apresentou um projeto de lei na cidade, para multar as pessoas que fumam dentro do carro com crianças menores de 12 anos a bordo.

A multa, se o projeto for aprovado, será de 100 Ufirs, (Unidades Fiscais de Referência), ou seja, algo em torno de 270 reais, que seriam alocados para o Fundo Municipal de Saúde.

A intenção do projeto é obviamente diminuir a exposição das crianças ao fumo passivo, que causa tantas vítimas em todo o mundo.

O projeto de lei é restrito à Curitiba mas vocês não acham que poderia, ou deveria, ser uma ideia para ser aplicada em todo o Brasil?

Mas antes que o pessoal comece a falar que o “carro é meu, mando eu, pago meus impostos etc etc etc”, um dado contemporâneo ao projeto curitibano.

Ontem, dia 12, foi aprovada a Diretiva 2014/40 da União Europeia que proíbe fumar no carro em presença de menores e mulheres grávidas. Fumar também será proibido no lado de fora das repartições hospitalares (pediatria, ginecologia e obstetrícia) dos países membros.

Acontece que na Europa, no Brasil, na Ásia, enfim, no mundo inteiro, existem pessoas irresponsáveis que colocam, sem necessidade, a vida e a saúde de inocentes em risco.

Infelizmente é assim. E tem gente que argumenta dizendo que antes ninguém ligava para isso, antes se fumava onde, como e quando se quisesse. Mulheres grávidas fumavam sem que ninguém as olhassem torto. Os pais fumavam com os filhos recém-nascidos no colo. Mas e aí?

Viramos chatos, politicamente corretos ou simplemente não podemos ignorar o fato, do qual temos evidências mais que comprovadas, de que o cigarro faz muito mal? Que o fumo passivo igualmente mata?

Então por que não se pode tutelar a saúde quando existem pessoas ainda convencidas de que mais vale a liberdade de fazer o que bem se quer?

É uma questão mesmo muito complicada meter o bedelho na vida das pessoas e principalmente na criação dos pais com os seus filhos, mas, cada um que se prejudique a vontade, contanto que não leve consigo as vítimas inocentes.

É triste quando a consciência precisa chegar através do bolso. É triste que o estado, o governo ou “alguém de cima” tenha que dizer o que se pode e o que não se pode fazer, mas, às vezes, esta é a única solução para amenizar problemas comuns.

O que vocês acham?

Leia também:

FUMO PASSIVO DANIFICA A ARTÉRIA DE CRIANÇAS

OS EFEITOS DO CIGARRO NOS BEBÊS DURANTE A GESTAÇÃO: IMAGENS DE ALTA DEFINIÇÃO

Fonte foto: cbncuritiba




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...