Teu filho será bom em matemática? Depende de um hormônio na gravidez

  • atualizado: 

foto

Matemática é questão de hormônio: a deficiência do hormônio tiroxina (t4) durante a gravidez, poderia criar problemas nas habilidades matemáticas. Em suma, as mães talvez não devessem reclamar tanto das notas baixas do filho, nesta matéria que, para tanta gente, é complicadíssima.

De acordo com um estudo holandês publicado no European Journal of Endocrinology, os filhos de mulheres que durante os 9 meses de espera tiveram baixos níveis deste hormônio da tireóide, são 60% mais propensos a não saber lidar bem com a aritmética.

A pesquisa conduzida por alguns estudiosos da VU University Medical Center, liderada por Martijn Finken, examinou 1.196 crianças saudáveis, seguindo-as desde o nascimento até os 5 anos. Na décima segunda semana de gravidez, os estudiosos registraram os níveis de tiroxina materna, para depois examinarem os resultados dos testes de linguagem e matemática feitos na escola.

Há algum tempo, já se havia descoberto que níveis bastante baixos do hormônio tiroxina em mulheres grávidas, poderia levar a um desenvolvimento cognitivo reduzido nas crianças, e agora esta nova pesquisa leva a uma dificuldade específica na aprendizagem, a da matemática.

As mesmas dificuldades, no entanto, não foram encontradas nos testes de linguagem. Falta ver - diz Finken - se estes problemas persistem na vida adulta. Um tratamento usando integrador de homônio, já foi tentado no passado para beneficiar o desenvolvimento mental do bebê no útero, mas sem conseguir melhorar as habilidades cognitivas da criança.

Em suma, não só da gestão consciente da gravidez depende o futuro do nosso bebê, mas também do que é aparentemente incontrolável, como a quantidade de hormônios que vão e vêm durante os nove meses. O hormônio tiroxina pode ter a sua importância, mas lembre-se que as habilidades cognitivas e intelectuais de nossos filhos dependem sobretudo do caminho e do contexto em que nós os criamos. Ademais, existem tantas inteligências...

Leia também: QUE TIPO DE INTELIGÊNCIA VOCÊ TEM? A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!