Ginástica durante a gravidez faz bem ao cérebro do bebê

Ginástica durante a gravidez faz bem

É verdade que a atividade física é um hábito saudável mesmo durante a gravidez! Uma confirmação para este fato vem da Universidade de Montreal, no Canadá mas a novidade é que o exercício físico faz bem não somente a mamãe, mas também ao bebê.

Os pesquisadores examinaram dois grupos de mulheres grávidas no segundo trimestre da gravidez. O primeiro grupo praticou 20 minutos de atividade física de intensidade moderada 3 vezes por semana, o segundo grupo não fez qualquer atividade esportiva.

Uma vez que todas as crianças nasceram, o que os pesquisadores descobriram é que os nascidos por mães "ativas", já entre os 8º e 12º dias de vida, tiveram maior atividade cerebral e, assim, o desenvolvimento mais rápido do cérebro do que os outros bebês.

A equipe chegou a esta conclusão propondo aos bebês uma série de estímulos sonoros enquanto dormiam e avaliaram depois o efeitos destes estímulos em seus cérebros utilizando um eletroencefalograma com eletrodos macios.

A conclusão foi muito clara: o movimento na gravidez estimula o intelecto da criança que responde, desde o início, mais rapidamente a certos estímulos.

"Estamos otimistas de que isso vai incentivar as mulheres a mudarem os seus hábitos, uma vez que o simples exercício durante a gravidez pode fazer a diferença para o futuro de seus filhos", disse o professor Dave Ellemberg, principal autor do estudo.

Agora desenvolveremos mais pesquisas para verificar se esses benefícios se estenderão para outras áreas do desenvolvimento das crianças, tais como o motor ou cognitivo.