Recife é a primeira capital do Brasil a aprovar leis anti-gordofobia


Recife é a primeira capital do Brasil a aprovar políticas públicas contra a gordofobia.

No dia 16 de setembro deste ano, foram publicadas no Diário Oficial do Município duas leis, Lei 18.331/2021 e Lei 18.332/2021.

A primeira lei aprovada transforma o Dia da Pessoa Gorda (10 de setembro) no “Dia Municipal Contra a Gordofobia”.

A segunda lei garante o ensino livre de discriminação ou práticas gordofóbicas, além de asseguar às pessoas gordas carteiras escolares adequadas aos seus biotipos corporais.

Impactos na saúde mental

A gordofobia gera grandes impactos à saúde mental. Segundo o Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, aproximadamente 30% que procuram tratamento para perda de peso apresentam depressão.

Estudos apontam que crianças e adolescentes com sobrepeso são constantemente vítimas de bullying e estão mais propensos a sofrer com ansiedade, baixa autoestima, estresse, depressão e compulsão alimentar.

Estas informações nos mostra que a sociedade também faz parte da negligência e violência contra as pessoas gordas. Para a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, os efeitos do estigma social são preocupantes.

A pesquisa da Skol Diálogos, encomendada pela Ambev-Skol ao Ibope, indica que comentários preconceituosos sobre pessoas gordas estão presentes na rotina de 92% dos brasileiros.

De acordo com dados sobre a obesidade em 2019, foi constatado pela Pesquisa Nacional de Saúde (IBGE) que a o excesso de peso aumentou no Brasil em todas as faixas etárias.

Assim, a Prefeitura de Recife se torna um exemplo a ser seguido!

As legislações são de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e têm o objetivo de promover a consicentização, combate ao preconceito e inclusão de pessoas acima do peso.

Aos poucos vemos as mudanças. Que mais leis como essas sejam criadas e que medidas certas sejam tomadas para apoiar a luta contra a gordofobia!

Talvez te interesse também:

“Gorda na Lei”: um projeto para combater a gordofobia

Gordofobia: será que você é gordofóbico?

Carnaval da gordofobia: ativistas em prol de desvincular corpo gordo à doença




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...