Quanto mais inteligente a mulher, menos filho ela terá… Diz a Ciência!


Existe uma relação entre o nível de QI das mulheres e o desejo de ser mãe. Um estudo realizado pela London School of Economics revelou essa curiosidade, a qual é explicada pela pesquisa do psicólogo evolucionista Satoshi Kanazawa.

Segundo ele, para cada 15 pontos de QI, o desejo de ser mãe diminui entre 21 a 25%. Ou seja, quanto mais inteligente a mulher, menor é a vontade de ter filhos. No entanto, essa constatação está relacionada a uma evolução da espécie e não ao comportamento tradicional.

Essa relação já não acontece com os homens. De acordo com a pesquisa, não foram encontradas evidências que comprovem uma relação entre inteligência e paternidade, mas o psicólogo sugere que, ao contrário das mulheres, os homens não são precisam escolher entre formar uma família ou crescer profissionalmente.

O que acaba sendo um pouco óbvio, considerando que quem se “sacrifica” para gerar os filhos são as mulheres. Na maioria dos casos, para que as mulheres consigam de fato se dedicarem ao papel de mãe, precisam abdicar de algumas escolhas profissionais e educacionais.

Tudo isso tem a ver com a evolução do ser humano, pois envolve mudança nos padrões tradicionais e a busca por novos desafios, que focam no desenvolvimento intelectual e não mais a maternidade como objetivo.

Menos inteligentes no futuro

A pesquisa em questão supõe ainda que haverá uma diminuição na inteligência média das gerações futuras, pois a inteligência é herdada dos cromossomos da mãe. Ou seja, se as mulheres inteligentes decidirem não ter filhos, como sugere o estudo, sua inteligência não será transmitida para as novas gerações… Será isso mesmo?

Verdade ou não, miremos no exemplo de mulheres como Michelle Obama e outras tantas que possuem QI elevado e, mesmo assim, optaram por tornarem-se mães e darem continuidade à sua prole, independente do grau de inteligência. Afinal, ser mãe envolve vários fatores e, em muitos casos, acaba nem sendo questão de escolha!

Talvez te interesse ler também:

GRAVIDEZ APÓS OS 35 ANOS – MULHERES PRECISAM REDOBRAR A ATENÇÃO

SE ARREPENDIMENTO MATASSE, MUITAS MÃES ESTARIAM MORTAS?

MÃE SOLTEIRA → A DOR E A DELÍCIA DE SER O QUE É




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...