Nasrin Sotoudeh: condenação confirmada: 33 anos de prisão e 148 chicotadas

  • atualizado: 
Nasrin Sotoudeh

Acreditem, isso ainda acontece no mundo atual: 148 chicotadas e quase quatro décadas na prisão, esta foi a sentença que recebeu advogada a iraniana Nasrin Sotoudeh, por lutar de forma pacífica pelos direitos das mulheres e contra a repressão que elas sofrem no Irã!

Reza Khandan, marido da ativista iraniana, compartilhou ontem essa triste notícia, no Facebook dele, espaço que tem utilizado para divulgar informações sobre o que vem acontecendo com sua esposa.

O motivo dela ter sido condenada foi em decorrência de se opôr às imposições do Estado iraniano e ir contra as suas proibições, defendendo o fim da pena de morte e incentivando as mulheres iranianas a se liberarem do uso dos véus, o que é obrigatório no Irã.

Philip Luther, da Anistia Internacional contestou essa condenação dizendo:

"Nasrin Sotoudeh dedicou sua vida à defender os direitos das mulheres e a se manifestar contra a pena de morte.

É absolutamente ultrajante que as autoridades iranianas a estejam punindo por seu trabalho pelos direitos humanos."

A História de Nasrin Sotoudeh

Uma mulher de 55 anos que atua como advogada no Irã defendendo os direitos humanos e que, por isso, foi presa em Junho do ano passado.

Nasrin Sotoudeh recebeu 9 acusações em dois julgamentos, um dos quais se deu, sem a sua presença.

Entre 2010 e 2013, ela foi presa com a acusação de fazer propaganda e conspirar contra o Estado iraniano.

Ela negou as acusações que lhe foram imputadas para fundamentar sua condenação.

Indignado com esta condenação, iHadi Ghaemi, o diretor executivo do Centro de Direitos Humanos do Irã (CHR), havia declarado:

"O Judiciário iraniano está punindo Sotoudeh por tentar defender o Estado de Direito e o direito à uma defesa justa em casos envolvendo acusados que enfrentam acusações politicamente motivadas. O judiciário iraniano está zombando de toda noção de justiça no Irã."

Mobilização internacional a favor da libertação de Nasrin

Uma grande mobilização virtual está sendo feita e já foram colhidas milhões de assinaturas para protestar contra a condenação de Nasrin Sotoudeh.

Renza Khandan, o marido de Nasrim Soloudeh, em agradecimento ao apoio da Anistia Internacional e à mobilização em favor de sua esposa, escreveu:

"Queridos amigos, ativistas e associados da Anistia Internacional, tudo o que cada um de vocês está fazendo em diferentes países em apoio à Nasrin Sotoudeh, do campo às manifestações, e suas reações imediatas contra a condenação atroz infligida à ela, despertaram a atenção de todo o mundo sobre o caso, a tal ponto que o juiz foi forçado a dizer coisas sem sentido aos jornalistas para justificar a sentença.

Graças à vocês, Nasrin e sua condenação cruel tornaram-se um objeto de preocupação internacional.

Agradecemos todos os esforços e sacrifícios que estão fazendo e parabenizamos vocês e os defensores dos direitos humanos em todo o mundo pela solidariedade em favor das vítimas de violações."

Assine a petição pedindo sua libertação

Cada um de nós pode ajudar a impedir esse absurdo e essa injusta sentença, assinando a petição acionando os países do G7 da ONU a usarem de suas influências diplomáticas e econômicas para acabar com a repressão do Estado iraniano sobre Nasrin Sotoudeh e à todas as mulheres do Irã.

Para assinar a petição, que já tem cerca de 1.181.526 assinaturas, e solicitar a libertação imediata de Narsin Sotoudeh CLIQUE AQUI.

Em pleno século XXI, padrões e condicionamentos que vão contra os direitos humanos precisam ser superados, pois estes só nos levam ao retrocesso alimentando a injustiça e a violência!

Talvez te interesse ler também:

OS LUGARES ONDE AS MULHERES SÃO MAIS MALTRATADAS

COMO VOCÊ ESTAVA VESTIDA? MOSTRA DERRUBA O PRECONCEITO LIGADO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

KRITI BHARTI: A MULHER CORAJOSA QUE IMPEDIU 900 CASAMENTOS INFANTIS NA ÍNDIA

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!