Dia da Consciência Negra – Uma excelente oportunidade de fortalecimento da identidade brasileira


Em termos de História, um período de 130 anos é relativamente curto. Um país, por exemplo, que aboliu determinadas práticas nesse tempo descrito ainda está em fase de aprendizado. É o caso do Brasil, e do processo escravagista, que deixou de existir, formalmente, apenas em 1888, ou seja há 130 anos.

Não à toa existe ainda, entre os brasileiros, uma certa dificuldade em se reconhecer, seja como branco, preto ou pardo. O processo de miscigenação ocorrido aqui, bem como o pouco tempo do fim da escravidão dos negros e a pluralidade de povos existentes em território brasileiro, ajudam a explicar os motivos por trás dessa questão.

Por tudo isso, datas como o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorada em 20 de novembro, são essenciais para levantar questionamentos e reafirmar entre os brasileiros que a cultura negra faz parte do que é o Brasil de uma forma profunda.

Seja nas artes, na culinária, na religião, na linguagem, a contribuição dos negros na formação do Brasil é algo inquestionável. No entanto, o reconhecimento sobre a importância desses povos no País ainda não é plenamente realizado, em parte, pois existe uma complicada relação de reconhecimento identitária do brasileiro. Porém, aos poucos isso vai mudando.

Preto, brancos e pardos no Brasil – números

No último Censo do IBGE (2016), 46.7% das pessoas se declararam pardas e 8,2%, pretas, um crescimento significativo em relação ao levantamento anterior (44,2% de pardos e 7,4% de pretos do Censo anterior). No total, essa parcela da população é maioria, com 54,9% do total. Os brancos representam 44,2%.

Como esse levantamento de raça é autodeclaratório isso significa que já existe uma maior consciência dos brasileiros sobre a própria identidade racial, embora não se possa desconsiderar também a constante miscigenação que continua ocorrendo em território brasileiro.

O Brasil não é só o país de Rui Barbosa, Dom Pedro, Tiradentes, Princesa Isabel, Pedro Álvares Cabral. É também o país de Aleijadinho, Machado de Assis, Dandara, José do Patrocínio e Zumbi. Esse último é o grande homenageado no Dia da Consciência Negra.

immagine

Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares lutou contra a escravidão até o último dia de sua vida, e foi o grande responsável pelo Quilombo dos Palmares, polo de resistência negra ao sistema escravocrata, onde os negros viviam em um sistema autossustentável e de fortalecimento da própria identidade.

O Dia da Consciência Negra existe desde 2003, mas a Lei que sancionou a data é de 2011. Atualmente, mais de mil municípios consideram a data feriado.

Um feliz Dia da Consciência Negra para todos vocês, uma excelente oportunidade de fortalecimento da identidade brasileira.




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...