Viviane Bileski e sua superação ao câncer de ovário. Como sua vivência pode ajudar outras mulheres que enfrentam um câncer


No ano de 2016, Viviane Bileski foi diagnosticada com câncer e, a partir daí, tem enfrentando vários desafios por conta dessa doença, pois já passou por várias sessões de quimioterapia e procedimentos cirúrgicos, além de ter sido desencorajada pelo médico de fazer a cirurgia da retirada dos focos cancerígenos.

Sua história impactou milhares de pessoas pelo fato dela mesmo encorajar e convencer o médico a realizar a cirurgia nela, para realmente ver por dentro em que estágio se encontrava o câncer e lugares afetados pela doença com o objetivo de fazer o devido tratamento.

Para saber mais sobre a vivência de Viviane Bileski e como podemos nos inspirar com seu exemplo, acompanhem essa matéria com o que vem a seguir:

{index}

A descoberta do câncer e a repercussão na Internet

Viviane Bileski, em 20 de Maio deste ano, fez uma publicação em seu perfil do Facebook expressando sua vontade de superar a doença, confiante que o procedimento cirúrgico seria o caminho para isso, mesmo contra a vontade do médico que achava melhor não operar.

Sua garra e fé comoveu os internautas, que resultou em muitos comentários e compartilhamentos, causando grande repercussão nas redes sociais e indo parar nas mídias jornalísticas.

Muitas pessoas, que lutam contra o câncer, passaram a ver em Viviane inspiração e motivação para enfrentar essa doença ou orientação para lidarem com a doença.

viviane bileski 3

Publicação de Viviane após o médico desaconselhar a segunda cirurgia.

Essa publicação tocou milhares de pessoas. (Fonte Foto: Instagram)

A história de superação de Vivane Bileski, de 40 anos, que vive em Praia Grande-Litoral Paulista, teve início em junho de 2016, quando ela havia terminado de acompanhar por oito meses a mesma doença em sua sogra.

Uma semana após o falecimento de sua sogra, Viviane começou a sentir fortes dores no abdômen e sentiu que tinha algo estranho acontecendo, com relação a isso ela nos conta:

“Me assustei bastante, pois comecei a me ver no espelho com uma aparência amarelada e para piorar sou da área da saúde, conheço algumas coisas.

Foram quatro meses indo de médico em médico até fazer uma cirurgia, onde descobriram o tumor que eu tinha, e que já estava em estágio avançado”.

Com o diagnóstico médico, Viviane descobriu que tinha um tumor maligno no ovário, essa notícia foi um tremendo choque para ela.

Viviane ficou três dias inteiros sem saber como enfrentar tamanho problema e a respeito disso ela no conta como se sentiu e o que fez para reagir:

“Depois da confirmação com o laudo, fiquei chorando, mas depois levantei a cabeça, escrevi um blog e abracei o Outubro Rosa.

Isso tudo virou uma ‘brincadeira’ na minha mão.”

O retorno da doença e as cirurgias

Após a confirmação da doença, Viviane se submeteu à quimioterapia, mas mesmo assim o tumor voltou. Com relação a isso, ela relata:

“Em junho de 2017, fiz concurso, passei e comecei a trabalhar na UTI de um hospital, mas comecei a sentir fortes dores novamente, que me deram o alerta”.

Ela, por conta disso, antecipou os exames de controle da doença, que confirmaram o câncer em estágio avançado e ela nos conta o que aconteceu em decorrência disso:

“Abri o resultado ali na UTI mesmo e fiquei aos prantos.

Voltei com o tratamento e, quando terminou em maio, passei por um cirurgião que na consulta disse que, não queria me operar, pois não tinha mais o que fazer”.

Surpreendida com o posicionamento do médico, Viviane persistiu para que ele fizesse a cirurgia e sobre isso ela nos conta mais detalhes:

“Ele disse que não era necessário, pois ia operar e voltar, que eu ia passar o resto da vida na quimioterapia.

Bati o pé e disse que queria operar.

Consegui convencê-lo, mas ele disse que, eu não deveria ter falsas esperanças com relação a uma possível cura”.

Viviane passou pelas consultas médicas como objetivo de marcar a almejada operação para examinar os pontos cancerígenos e órgãos afetados que precisariam ser mexidos para retirada dos focos de câncer.

Feito isso, posteriormente, Viviane passou pela cirurgia Citorredutora+Second Look.

Essa cirurgia ocorreu no dia 26 de Julho e durou seis horas para retirada dos focos da doença, inclusive de partes dos órgãos afetados. Foi mais um enorme desafio que Viviane venceu, enfrentando um período de dores, limitações, reabilitação física e que atualmente ainda se encontra em fase de recuperação.

Viviane e seus projetos para ajudar pessoas com câncer

viviane bileski 4

Foram várias semanas para se restabelecer e, mesmo internada, Viviane não perdeu de vista a organização do Projeto 1ª Corrida contra o câncer que com a ajuda de vários apoiadores foi planejada e viabilizada, acontecendo recentemente no mês de Agosto.

Projetos como este e o Outubro Rosa têm dado força e motivação para Viviane transformar sua doença em superação e realizações para ajudar outras pessoas que enfrentam o mesmo desafio que ela.

viviane bileski 5

Projeto 1ª Corrida contra o câncer idealizado e realizado por Viviane Bileski com o apoio e colaboração de várias pessoas que abraçaram essa causa (Fonte Foto: Instagram)

Sobre isso, Viviane nos passa uma mensagem de fé:

“Desde quando tive o diagnóstico, entreguei minha vida na mão de Deus.

Quantas pessoas com câncer precisam de psicólogo, um monte de coisas.

Eu não quero nada disso.

Deus está agindo nisso e eu vivendo meu dia de hoje.

Faço planos, sim, mas para meus projetos e não para minha vida.

Eu vivo o dia de hoje!”

Este ano Viviane está planejando e organizando a realização do Outubro Rosa no dia 12 de Outubro e em um local maior com várias ações como: palestras e atividades para elevar a autoestima, direcionadas para pacientes com câncer e seus familiares.

Maiores informações sobre este evento no perfil de Viviane Bileski no Facebook.

Reportagem do Jornal SP no Ar sobre a história de Viviane Bileski

Este vídeo do Jornal SP no Ar, da TV Record, foi realizado em Junho deste ano, antes da cirurgia que Viviane insistiu com o médico para acontecer.

A reportagem mostra o depoimento de Viviane Bileski sobre a repercussão nas mídias sociais, após seu desabafo no Facebook.

A importância do dia de hoje e de transformar um mal em bem, para si e outras pessoas

Viviane quando descobriu que estava com essa doença resolveu criar um Blog Vencendo o Câncer de Ovário, no qual compartilha e relata suas experiências e como tem conduzido sua vida através dos cuidados, alimentação e tratamentos que tem feito para seguir firme e forte, mesmo diante de uma doença tão grave.

Com esse blog, Viviane busca contribuir para outras pessoas que enfrentam o câncer manterem o ânimo e não desistirem de enfrentar a doença.

Além do blog e dos outros projetos já citados, Viviane está se empenhando para viabilizar uma Unidade de Tratamento Oncológico, para pacientes com câncer atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Praia Grande, a respeito disto ela explica:

“Fiz um projeto de uma Unidade de Tratamento Oncológico para ser instalada no Hospital Irmã Dulce.

Não precisaria de nada grande, além do que, não iria onerar o município.

Um diagnóstico tardio é custoso, mas antecipado não!

Na unidade, o paciente teria consultas e quimioterapia.

Para exames mais complexos, poderia ser agendado no Ambulatório Médico de Especialidade [AME] ou no próprio hospital, cumprindo a lei que diz que, o paciente de câncer tem prioridade.”

Este projeto depende de trâmites políticos, para ser viabilizado para isso precisa ser apresentado e aprovado como emenda a nível estadual, visando a obtenção de verbas necessárias para implantação dessa Unidade que terá como finalidade oferecer consultas com especialidades nas áreas de Oncologia, Psicologia e Quimioterapia, o que irá facilitar e muito o tratamento de pacientes com câncer na região.

E dessa forma, Viviane Bileski tem superando e vem transcendendo o câncer, sendo mais forte que esta doença e transformando sua vivência com a doença em uma verdadeira missão de amor e doação!

Talvez te interesse ler também:

BRÓCOLIS, REPOLHO E COUVE CONTRA O CÂNCER DE INTESTINO

TATUAGENS DE HENNA PARA DAR UM SORRISO ÀS MULHERES COM CÂNCER

A VITAMINA D NOS PROTEGE, TAMBÉM, DO CÂNCER DE MAMA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...