Paz começa com amor, lutemos pela liberdade (e pelo planeta)


Hoje é o Dia Internacional da Paz. A data que foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 30 de novembro de 1981, é comemorada todos os anos no dia 21 de setembro.

A decisão de dedicar oficialmente um dia para a paz nasceu como um gesto de reconciliação, com um pedido a todas as nações e pessoas para cessar as hostilidades por pelo menos um dia.

É também o momento perfeito para trazer ao mundo uma maior consciência sobre os ideais de paz, igualdade de direitos e respeito aos outros, através de reuniões educativas em escolas e instituições.

Desde 2002, por escolha da Associação Peace One Day, a data também tornou-se o Dia do cessar-fogo.

Um cessar-fogo é uma interrupção temporária de um conflito ou de um de conflito armado, onde todas as partes em conflito concordem umas com as outras em suspender qualquer ação agressiva.

Muitas escolas de todo o mundo a cada ano, nesta ocasião, organizam iniciativas dedicadas à paz.

Estamos em curso de uma verdadeira guerra, como bem disse o Papa Francisco: o mundo está em guerra porque perdeu a paz, e muitos de nós sequer estamos conscientes disso. A guerra se torna ainda mais terrível quando as vítimas são inocentes, crianças e cidadãos comuns e sem culpa.

Não apenas hoje. Paz para sempre

Hoje, data especial, a “paz” vem se espalhando nas redes sociais – o Facebook dedicou um doodle especial para a data, um logotipo com uma pomba que leva um ramo de oliveira no bico. A pomba é está ao centro de um círculo vermelho, o símbolo do sol, e carrega consigo um convite:

“A paz começa com o amor. Vamos usar a reação “Amei” durante o Dia Internacional da Paz”.

Mas ser “pacifista” nos teclados do PC e do smartphone certamente não é o suficiente. A mensagem de paz e fraternidade deve ir além do mundo virtual e se materializar em nossos gestos grandes e pequenos da nossa vida cotidiana.

Em Nova York, o Dia Internacional da Paz foi celebradado na sede da ONU com a participação de Stevie Wonder, Michael Douglas e Leonardo di Caprio. O ator quis transmitir ao mundo uma mensagem de paz:

“Queridos amigos, a minha mensagem é a mensagem da paz de Gandhi: um pequeno corpo de espíritos bem determinado e uma fé inextinguível pode mudar o curso da história. Vamos fazer deste dia um dia em que juntamos nossas lamas determinadas. Acho que podemos mudar o curso da história deste planeta antes que seja tarde demais. Mas cabe a nós fazê-lo”.

Existe ainda uma outra importante iniciativa dedicada à paz que é o Dia Mundial da Paz celebrado todos os dias 1º de janeiro pela Igreja Católica para colocar no centro da vida, a verdade, a justiça, a liberdade e o amor.

O que é paz?

A paz não significa a falta de combate, a inércia, não significa parar de lutar contra as injustiças e nem mesmo significa deixar prevalecer a violência em detrimento da luta. Existem outros meios de lutar com diplomacia pedido reconciliação.

banksi flower bomb

Banksy’s Flower Bomb no Pinterest

Do Dicio, paz é:

* Calma; estado de calmaria, de harmonia, de concórdia e de tranquilidade.

* Sossego; em que há silêncio e descanso.

* Falta de problemas ou de violência; relação tranquila entre pessoas.

* Política. Circunstância em que certos países não estão em guerra ou conflito; anulação das hostilidades entre nações, estabelecida por acordos de amizade.

* [Psicologia] Calma interior; estado de espírito de quem não se perturba.

* Fazer as pazes. Reconciliar-se com quem se tinha brigado.

* Paz armada. Paz sustentada pelo temor que os inimigos têm um do outro.

Leia mais sobre paz:

POESIA E CARINHO: A AÇÃO DE CRIANÇAS PELA PAZ

1 MILHÃO DE CRIANÇAS MEDITANDO PELA PAZ NO MUNDO E PARA SALVAR O PLANETA

EDUARDO KOBRA E SEU MURAL OLÍMPICO DA PAZ E DA AMIZADE ENTRE OS POVOS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...