Natal é época de Solidariedade. O que fazer para Ajudar o outro?

  • atualizado: 
Natal Solidariedade

Na correria do dia a dia, frente a tantas demandas, afazeres e dificuldades, são poucas as pessoas que conseguem dedicar um tempo para ajudar o próximo. No entanto, a urgência pela solidariedade é um valor comum e profundamente humano. E o Natal costuma iluminar esse sentimento no coração de quase todos. Mas, como, de fato, as pessoas podem ajudar alguém?

Abaixo, conheça algumas ideias de como dar apoio, auxílio e praticar a caridade. O sentimento de plenitude é comprovado até mesmo pela ciência. Confira algumas sugestões.

1. Pratique a Empatia

Um dos valores humanos mais importantes, a empatia, é a capacidade de colocar-se no lugar do outro, sentir, verdadeiramente, o que o outro sente, compreender. Não é tão simples, mas as pessoas são dotadas dessa capacidade. No entanto é necessário praticar.

É fundamental que o exercício de entendimento do próximo seja feito de modo verdadeiro. Essa é uma excelente forma de começar a ajudar, pois pessoas empáticas só melhoram o mundo e favorecem a sociedade.

2. Desapegue

Pense por um instante: você realmente precisa de tantas coisas? Roupas, sapatos, acessórios, aparatos tecnológicos, utensílios. Dedique um tempo do seu dia, de vez em quando, para abrir mão do que não precisa. Doe o que não usa – e que esteja em boas condições – para quem precisa. Aprenda que muitas das coisas que possui são somente fruto de necessidades “criadas” pelo consumismo praticado na sociedade.

Menos é mais. Simplicidade só faz bem.

3. Demonstre que Gosta e Saiba Elogiar

Muitas vezes as pessoas esquecem de demonstrar sentimentos, seja por medo ou mesmo por não achar “necessário”. No entanto, é importante que os mais queridos saibam o quanto são importantes e sejam reconhecidos em suas qualidades. Essa ajuda fortalece a autoestima e promove uma reaproximação, uma segurança de afeto, que são características essenciais para um bom relacionamento interpessoal.

4. Dê um Bom Natal para Alguém Solitário

A ajuda a pessoas desconhecidas talvez seja uma das mais genuínas formas de solidariedade. Apesar de ser comum que o Natal seja um evento familiar, é importante separar um tempo para fazer algo por quem não tem companhia nessa data.

Nesse caso, vale uma visita aos abrigos de idosos, orfanatos, hospitais.

Leia também: NATAL SOLIDÁRIO: AJUDE OS MORADORES DE RUA COM SEUS CÃES

5. Privilegie a Economia Criativa

Que tal fazer diferente nesse ano, e escolher presentes feitos manualmente, por pessoas que dedicam tempo e amor para cada coisa que produzem? Essa é uma forma de ajudar quem faz também.

Existem várias opções, nesse sentido. Você pode, ainda, fazer algo: um cartão diferente, um objeto de decoração. Certamente quem receber o presente ficará muito feliz.

6. Voluntariado

Uma das formas mais práticas de ajudar o próximo é fazer um trabalho voluntário. Existem vários disponíveis e para todos os gostos. O principal é encontrar algo que gere identificação para que o trabalho seja feito com dedicação e boa vontade. Vale lembrar que presentes são bem-vindos, mas não são essenciais. O importante é a presença e a troca afetiva.

7. Doe Sangue

Sempre há pessoas precisando de sangue em hospitais. Não somente de sangue, mas também de medula óssea. Por meio de um teste simples, verifica-se a possibilidade de ser doador. E essa é uma prática que pode ser adotada o ano todo.

8. Ajude Alguém Próximo

As pessoas que mais têm convivência são, justamente, as que mais ignoram as necessidades alheias. Você já parou para pensar que um parente seu pode estar precisando de um auxílio, em termos de tempo ou até mesmo financeiro? Aquela irmã ou irmão com filhos pode estar precisando de um dia de “folga”, frente a tantas demandas que as crianças exigem. Já pensou em ajudar sendo babá por um dia? Um primo querido pode estar precisando de reforço em alguma matéria escolar. Que tal ajudá-lo? Aprenda a olhar para o lado e identificar onde pode ser útil.

9. Abra Mão da Negatividade

A vida não é fácil para ninguém. Cada um tem problemas que variam de especificidade e intensidade, mas todo mundo tem. No entanto, todos conseguem ver um lado positivo para as experiências, se olhar com mais calma. Reclamar não costuma adiantar muita coisa, e só frustra quem vive o problema, e também quem é obrigado a ouvir.

Evite ver a vida com negatividade e transmitir essa sensação para o próximo. Isso também é uma ajuda e tanto!

10. Faça um Natal por Dia na sua Vida

A melhor forma de solidariedade é entender que o espírito natalino deve perdurar o ano todo, pois os valores que ele prega são essencialmente humanos. Aproveite essa data para revisitar conceitos e praticar o bem, mas não deixe esse desejo morrer com a chegada do novo ano. Faça um Natal por dia na sua vida e garanta mais felicidade para você e todos que te cercam.

Feliz Natal e um ótimo Ano Novo para você que nos segue :)

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!