5 de dezembro é Dia Internacional do Voluntário. Que tal ser um voluntário?


A data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985 visa chamar a população para a importância deste tipo de trabalho que, apesar da não remuneração, é de grande importância para a sociedade, pois desempenha um papel fundamental no desenvolvimento sustentável.

Sem o voluntariado, muitas organizações não-governamentais não teriam como atuar em trabalhos e em campanhas de interesses social e comunitário (para promover a saúde em comunidades carentes, contra a fome e a pobreza, para fomentar a cultura e a educação, promover igualdade de gênero, combater a violência, fomentar a educação ambiental e a sustentabilidade, reduzir a mortalidade infantil, promover a economia e gerar renda em locais com dificuldades econômicas entre tantos outros trabalhos).

É claro que é importante saber distinguir as ONGs sérias, que realmente desenvolvem trabalhos que fazem a diferença e não se deixar “escravizar”.

Há sempre quem se aproveita da boa vontade das pessoas para que estas desempenhem serviços que poderiam, ou deveriam, ser pagos; ONGs que usam pessoas como voluntários em serviços que não têm verdadeira relevância social; empresas ou instituições que enganam as pessoas dizendo que o voluntariado é um primeiro passo para a contratação efetiva remunerada.

Estando atento a estes casos, se certificando da seriedade da ONG ou da instituição, o serviço voluntário é muito gratificante e valorizado inclusive em nosso currículo.

A data de hoje é para se lembrar que, havendo disponibilidade, espírito cívico e solidário, que tal se engajar em um trabalho voluntário contribuindo para um mundo melhor para todos?

O voluntariado com certeza não só é necessário para que determinados serviços que não têm interesse comercial, econômico, cheguem aos menos favorecidos, como faz bem àquele que desempenha a atividade de ajudar o outro, sentindo-se importante e parte de um mundo que mira o justo, o solidário.

Existem diversos tipos de voluntariado, inclusive à distância.

O serviço voluntário, ademais, há um valor moral e social que serve também de exemplo aos outros. Altruísmo, empatia, solidariedade são virtudes que não podemos perder de vista.

Que tal se organizar para ser um voluntário em uma área que você domine ou tenha interesse? As opções são tantas e as oportunidades também. Informe-se sobre as ONGs existentes na tua cidade ou mesmo àquelas à distância e faça a diferença! Pode ser muito compensador inclusive para você próprio.

5 de dezembro – Dia Internacional do Voluntário: Que tal ser um voluntário?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...