Discriminação zero: hoje é o Dia Mundial Contra a Discriminação


Hoje 01 de março é comemorado o dia mundial contra a discriminação, o Zero Discrimination Day. É uma oportunidade de dizer não à todas e quaisquer formas de discriminação, seja por questão de identidade, nacionalidade, idade, etnia, orientação sexual ou religião.

Ainda hoje existem demasiados casos de discriminação, não obstante parecemos estar bastante avançados em diversas frentes, da tecnologia à cultura. Mas, como bem observou oUNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV / AIDS), ainda hoje existem 75 países que consideram criminosas as pessoas que têm relações sexuais com outras do mesmo sexo. Discriminação que abrange também o acesso à educação e os cuidados com a saúde. Isso é inadmissível e nos faz pensar em que ano estamos mesmo?

O tema da campanha 2016 é – em livre tradução – Levante-se e encoraje todo mundo a apoiar uma sociedade justa e solidária. Stand Out and encourages everyone to stand for fair and just societies.

A página Facebook da campanha convida todos a compartilharem suas histórias, fotos, vídeos e dizerem o que esta data significa em suas vidas.

“Quando os mais marginalizados e vulneráveis sofrem discriminação e abuso, todos nós nos diminuímos”, disse o secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-moon. “As Nações Unidas estão fortemente comprometidas com a defesa dos direitos humanos e da dignidade para todos“.

Abaixo alguns links de histórias de superação de discriminação para que tenhamos esperança de que dias melhores virão. Podemos e devemos evoluir como seres humanos: inteligentes, que respeitam as diferenças, que apoiam uma sociedade mais amiga e mais generosa.

Talvez te interesse ler também:

BRASÍLIA PODE TER UMA BIBLIOTECA DA DIVERSIDADE

REFUGIADOS: MUITAS PESSOAS SE SOLIDARIZAM DE VERDADE

MENOS INDIFERENÇA E MAIS SOLIDARIEDADE, AFINAL, SÓ EXISTE UMA RAÇA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...