Casamento sustentável: do vestido de noiva ao buquê. Veja aqui como são as núpcias eco-friendly


A atenção para a questão da sustentabilidade ambiental é cada vez maior. Está envolvendo sempre mais aspectos da vida diária: viagens, moda, alimentação e, por que não, o casamento?!

O eco-wedding está se tornando uma verdadeira tendência e o número de casais que optam por um casamento sustentável vem aumentando. Desde os preparativos para a cerimônia até a lua de mel, há muitas ideias para um casamento elegante e ao mesmo tempo respeitoso com a natureza.

Veja aqui alguns exemplos:

Convite e participação

foto

Comunique seus convidados sobre a data do evento de forma personalizada, com papel reciclado, por exemplo. Também é possível criar um site dedicado para o seu casamento, que pode ser usado para comunicar e atualizar os convidados.

Outra ideia simples e original consiste em fazer os convites utilizando fotos do casal, o que minimiza o uso de papel e os custos serão mais baixos.

Enfeites de Mesa

foto

Se você escolheu fazer um casamento green, com certeza você ama a natureza, as suas cores e seus perfumes. Por que não fazer os enfeites de mesa com potinhos de ervas e plantas aromáticas? Eles também podem ser usados como marcadores de lugar e, no final da recepção, os convidados podem levá-los para casa como lembrança.

Vestidos e Acessórios

foto

Nos últimos anos vimos no mundo inteiro o nascimento de vários ateliês sustentáveis que propõem vestidos de noiva em tecidos naturais e orgânicos. Os principais materiais utilizados são o cânhamo, a seda e o algodão orgânico, a alpaca e a lã.

Alternativamente, você pode alugar, comprar em outlets – lojas que oferecem roupas de final de coleção – ou reajustar o vestido de casamento da sua mãe ou da sua tia! Depois de usado, o vestido pode ser doado à instituições de caridade.

Quanto aos acessórios, use joias que você já tem e compre um par de sapatos que possam ser usados em outras ocasiões também!

Decorações Florais e buquê

foto

Prefira um florista local e da agricultura biológica, comércio justo ou plantas de vasos para não cortar a flor, mas, acima de tudo, escolha flores da estação. Faça você mesma o seu buquê pegando flores do campo ou criando flores com materiais reciclados, papel machê, pasta de modelar, velcro, botões e tantos outros!

Festa

É preferível optar por um lugar perto da cerimônia religiosa. O casamento de dia diminui o consumo de energia elétrica. Quanto ao menu, escolha um a quilômetro zero e que utilize produtos frescos, locais, com frutas e verduras de estação. Prefira bebidas como o chope e refrigerantes de máquina que reduzem o impacto ambiental do plástico e do vidro.

foto

Alianças

Até as alianças podem ser green! Para os casamentos eco sustentáveis existe o ouro ético, o ouro que não é derivado da exploração do trabalho e não causa poluição ambiental. A mineração de ouro tem um efeito devastador sobre o meio ambiente e estima-se que para produzir um único anel, sejam gerados cerca de 20 toneladas de resíduos. Então, se você não quer abrir mão da tradição e ao mesmo tempo quer proteger o meio ambiente, opte por esta solução.

foto

Viagem de lua de mel

foto

Também no que diz respeito ao setor do turismo, há cada vez mais atenção para a questão da sustentabilidade, por isso não vai ser difícil encontrar o Eco Hotel que oferece soluções verdes para sua lua de mel. Também existem muitos eco-lodge (alojamentos ecológicos) inspirados na bioarquitetura, totalmente imersos em paisagens intocadas e muito românticos.

E para atingir a meta verde da sua lua de mel prefira ir com um meio de transporte mais sustentável possível: da bicicleta ao avião, na ordem do menos para o mais poluente.

Desse jeito, com certeza o seu casamento será um sucesso!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...