Coopaflora - uma cooperativa de mulheres produtoras de ervas medicinais, e não só

  • atualizado: 
coopaflora

O Turvo, Paraná, é região de araucária - antes florestas imponentes, agora restam poucos núcleos esparsos. Hoje, a Coopaflora (Cooperativa de Produtos Agroecológicos, Artesanais e Florestais de Turvo), cooperativa de agricultura familiar, produz ervas medicinais em sistema de agroecologia. É a preservação ambiental ligada à renda justa e melhor qualidade de vida para os agricultores de Turvo. E toda a produção é certificada.

São chás diversos e ervas medicinais produzidos em sistema de agroecologia, para a produção de cosméticos e outros produtos certificados como produto orgânico pela Ecocert.

São 80 propriedades, 765 hectares, tudo trabalhado na agricultura orgânica, tudo trabalhado no respeito aos ciclos naturais, a agroecologia.

Turvo tem clima frio, chuvas regulares e uma altitude média de 1.080 metros. É nesse município do centro do Paraná que ainda existe a maior reserva nativa de araucária do nosso país.

A Coopaflora produz alfazema, capim-limão, cavalinha, funcho, hortelã, melissa, espinheira santa, poejo, camomila, sálvia, endro, tomilho, erva mate e muito mais, dentre aromáticas, medicinais e ervas condimentares desidratadas e, seus produtos têm a marca Arvoredo.

Como contam as mulheres do núcleo fundador da Coopaflora, tudo começou em 2006, na busca de um trabalho que lhes possibilitasse uma certa independência financeira, uma certa geração de renda em um trabalho justo mas, no final das contas, a condição real de serem respeitadas, serem cidadãs.

Veja os depoimentos no vídeo:

E conseguiram, tudo isso, ée ainda mais: hoje a Coopaflora promove o desenvolvimento local, atua diretamente na preservação ambiental e na recuperação e conservação das matas nativas.

Hoje não só as mulheres trabalham na Coopflora - os homens, que antes consideravam a produção de ervas “uma coisinha de mulher”, se interessaram pois, afinal, a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida é real.

A Coopflora, através da sua marca “Arvoredo” vende para o mercado internacional - França, Suíça e Alemanha - e grandes empresas cosméticas são suas clientes - Natura e L’Occitane Brasil são um exemplo.

Os chás e os produtos da Arvoredo são vendidos nas lojas de produtos naturais em São Paulo.

Especialmente indicado para você:

setaOS 10 NUTRIENTES FUNDAMENTAIS QUE TODA MULHER PRECISA

setaREGINA TCHELLY: COZINHA SUSTENTÁVEL NO PROJETO FAVELA ORGÂNICA

setaMULHERES NA AGRICULTURA - A SOLUÇÃO PARA A ERRADICAÇÃO DA FOME E DA POBREZA