Veniceland, um parque de diversões na ilha que abrigava um incinerador de lixo

  • atualizado: 
veniceland

Antes era um lixão, em breve poderá ser um parque de diversões. Está em Sacca São Biagio, em Veneza, na frente de Santo Basílio, a ilha que antes abrigava o incinerador de Sacca Fisola e que pode dar lugar a um parque construído por Zamperla, famosa fabricante de equipamentos para parques temáticos. Seu nome poderá ser Veniceland. Mas será uma solução ecológica para um ex-lixão?

"A ilha de São Biagio: futuro polo dedicado à cultura, à recuperação da história e antigas tradições lagunares, lazer e tempo livre. Projeto de recuperação, requalificação e valorização da ilha de São Biagio", não vai ser uma espécie de Disneylândia da laguna veneziana, mas conforme as intenções, será um parque dedicado ao mundo de Veneza.

A ideia de Zamperla é reconstruir a paisagem de Veneza como era na Idade Média, com as casas de pescadores e passarelas de madeira. Ao lado da reprodução da cidade do passado é esperada a presença de um Doge*como guia, e uma área educativa dedicada ao meio ambiente, uma área verde de acesso livre e, finalmente, o parque de diversões.

"Será um polo de cultura e diversão. Haverá um ponto de partida dedicado à recuperação da história de Veneza, utilizando as últimas tecnologias, com uma reprodução da cidade, pedaços de história contadas por um Doge* que ganhará vida graças à uma "realidade aumentada". Haverá também uma área dedicada sobre o meio ambiente, energia alternativa e a possibilidade de vivenciar a ciência para os estudantes. E haverá um momento lúdico, com instalações projetadas para Veneza. Todo o entorno ao parque, será um espaço verde de acesso livre", explica Zamperla para Nuova Venezia.

O gigante internacional do setor, apresentou informalmente o projeto para uma das instituições locais e aos responsáveis públicos pelas águas: a ilha é propriedade do Estado, mas está pronta para um novo concessionário.

Tempo e custo: Se fala em 80 milhões de euros e dois anos para sua realização, incluindo o tempo de recuperação da área.

O que você acha da ideia?

* Doge: s.m. Título dos governantes de Veneza de 697 a 1797. O nome doge provém da palavra latina dux, que significa chefe. Em Gênova também havia doges. Os doges de Veneza eram eleitos, para toda a vida, entre os membros das famílias mais ricas e poderosas. Desfrutavam de poder quase absoluto nos assuntos governamentais, militares e religiosos até 1032, quando tentaram, sem êxito, tornar o cargo hereditário. Depois disso, os doges passaram a ser mais controlados. Em 1310, o doge tornou-se subordinado ao Conselho dos Dez. Daí por diante, foi esta oligarquia que realmente governou Veneza. O conselho governou a cidade até 1797, quando Napoleão aboliu a República de Veneza. Napoleão suprimiu o conselho e o dogado (cargo dos doges) no mesmo ano.

(fonte: dicionário online de português)