Hélio da Silva: o homem que plantou cerca de 20 mil árvores em São Paulo


Pois é, a gente sempre fica esperando que outro faça o que é preciso: plantar a árvore no parque, limpar a calçada, gastar menos água, produzir menos resíduo, reciclar com maior qualidade, reutilizar de forma mais direta, compostar a matéria orgânica, limpar a praia, ajudar a velhinha a atravessar a rua, dar um bom exemplo para a criança do vizinho e por ai vai…

Sabe aquelas histórias incríveis? Então, hoje é dia para uma delas!

O administrador de empresas aposentado Hélio da Silva ganhou a alcunha de “Plantador de Árvores”. A razão disso é que, desde 2013, ele vem plantando árvores no Parque Linear Tiquatira, uma das principais áreas de lazer da Zona Leste de São Paulo.

Quem passa por lá não imagina que todo aquele verde brotou das mãos de um único homem. Às margens do córrego que tem o mesmo nome do bosque foram plantadas por Hélio cerca de 20 mil árvores, o que fez a prefeitura da capital paulista transformar o bosque em parque linear.

São mais de 170 as espécies plantadas pelo aposentado: jacarandás, imbuias, ingás e pitangueiras, sendo a maioria delas nativas da Mata Atlântica.

Hélio chegou a gastar mais de R$ 2 mil mensais com mudas e adubos para as árvores, que são plantadas por ele nos fins de semana.

No início da empreitada, comerciantes da região chegaram a não gostar da ação de Hélio, com a justificativa de que as árvores atrapalhariam a visão das placas comerciais entre as rodovias e o córrego! Hoje, graças a essa iniciativa, a região é cheia de pessoas que praticam exercícios físicos ao ar livre e, claro, de árvores, que deixaram o entorno muito mais bonito e agradável.

Hélio é um daqueles heróis do cotidiano, que colocam uma ideia sem apoio do poder público e de sua própria comunidade a um nível de beleza e generosidade que é impossível mensurar.

Construir um mundo melhor só depende da gente, sabia?

A verdade é que a mudança começa com as nossas atitudes.

Se você separar seu lixo, levar o material reciclável até o ecoponto, compostar o material orgânico, bem, você, sozinho já estará reduzindo em 50 %, pelo menos, a quantidade de lixo que irá para o aterro da tua cidade. Faça as contas, então, se cada um dos teus vizinhos fizer o mesmo.

E, sabe aquela vala aberta lá atrás, no bairro, onde fica um ajuntamento de entulho? Pois. Quem sabe se você começar a arrumar, devagarinho, outros não sigam o teu exemplo e, num piscar de olhos, o bairro ganhe mais um lugar bom para se fazer caminhadas? Ou uma boa área para aquela horta comunitária que alguns sonham em fazer?

Toda essa “falação” é só para lembrar que A MUDANÇA COMEÇA EM CADA UM DE NÓS!

Para o Sr. Hélio, como ele mesmo conta no vídeo acima plantar árvores é uma missão de vida. Hoje ele está aposentado, continua fazendo suas caminhadas pelo parque, conhece cada uma das árvores que plantou, continua cuidando e plantando. Quando Sr. Hélio começou esse trabalho, há mais de 13 anos, ele ainda estava na ativa, administrador de empresas e decidiu plantar porque o parque estava pelado. Era uma área reta, às margens do córrego Tiquatira, usada como estacionamento, sem nenhum atrativo, nem sombra.

As mudas, de 176 espécies diferentes, 95% de nativas da Mata Atlântica, Sr. Hélio traz de viveiros do interior do estado de São Paulo. Primeiro ele plantou 200 mudas, que foram arrancadas. Insistiu com mais 400, destruídas também. Em seguida, 5000 mil – essas ficaram em pé, muitas sobreviveram. Hoje estão lá bem mais do que as 20 mil mudas de que fala o vídeo acima. Hoje todos cuidam do parque pois já o entendem como seu patrimônio.

“Quando a gente começa a mudar as coisas, você percebe que tudo o que está ao seu redor começa a mudar também, você é o agente de mudança, você é o agente de transformação. A etapa mais fácil é colocar mãos à obra, realizar. Você não faz para os outros, faz para você mesmo“.

Leia também: ANEŽKA, A VOVÓ ARTISTA QUE PINTA FLORES NOS MUROS DE SUA CIDADE




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...